segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Cenários Cyberpunk: EUA 2020

Mapa dos EUA de Cyberpunk 2020
Os "USA 2020" são um rico cenário para aventuras em mesas de Cyberpunk, e não apenas para "2020", mas podem ser aproveitadas por outras campanhas similares (como Shadowrun, por exemplo).
Deixo um mapa montado a partir das descrições em "Home of the Brave" de cyber 2020 com algumas sugestões para ambientações de mesas.
Abraços


Mais para a frente eu coloco a “Linha do Tempo” do mundo de Cyberpunk 2020. Por hora, estou trazendo apenas o “mapa” americano no cenário, de acordo com o suplemento “Home of The Brave”.

As inúmeras crises econômicas e catástrofes fizeram com que os EUA se tornassem, em 2020, um país dividido e reconfigurado em suas forças politicas e culturais, com pelo menos 5 estados abandonassem a confederação americana (A califórnia se separou e se dividiu em duas).

Vamos às regiões e algumas de suas características:

Estados Livres: Há seis “Estados Livres”, cada qyual com suas histórias descritas em “Home of The Brave”, mas que podem, claro, ter alternativas interessantes inventadas por cada mestre. Uma aventura interessante pode ser justamente uma passada no Alaska, enmvolvendo uma nova febre do ouro ou questões ambientais. Em Nevada, uma aventura em Las Vegas também é uma boa pedida.
Estados: Alaska, Nevada, Northern California (onde fica Night City), Republic Of Texas, California (aka “South California”) e Utah.

Applachia: ( Conseguiu evitar boa parte dos efeitos das catástrofes ambientais e tem se mostrado uma região bastante forte politicamente e financeiramente. A imensa maioria das 1000 maiores corporações mundiais tem algum tipo de representação ou escritório na região, que sofre um verdadeiro “boom” economicom, com cidades pequenas bem planejadas e boa qualidade de vida. Ainda que relativamente pouco povoada, tem tido um crescente interesse de migração para a região.
Aventuras interessantes na região podem ser conflitos com corporações de agronegócios ou políticas (Washington DC, capital americana fica nesta região).
Estados: Kentucky, Tenessee, North Caroline, Virgínia, West Virgínia.

Dixie: O sul americano foi largamente atingido pelo “colapso”, e enfrenta duras condições de pobreza e desgoverno. Migrantes em busca de trabalho (sobretudo os vindos do norte) encontram uma forte barreira cultural, e tanto o mississipi quanto o Alabama, dois estados em que a luta por direitos civis dos negros na decada de 1960 foram especialmente violentos, são cenários interessantes para aventuras que lidem com a questão. Uma atualização interessante é a de usar a enchente sofrida pela cidade de Nova Orleans ( ) como uma enchente permanente, transformando a cidade em uma espécie de “nova Veneza”. A Flórida e uma aventura envolvendo traficantes brasileiros 9por que não?) ou Cuba também podem ser interessantes.
Estados: Mississipi, Alabama, Fl[orida, Georgia, Lousiana, South Caroline

Great Plans States: Depois de passar pelas piores condições e encarar as trevas, ninguém sai imune. E a região passou pelo inferno sobre a terra, o que quer dizer que algum efeito sobre sua população deve ter ocorrido. A região, agora dominada por gigantescas corporações de agronegócios, que se sabotam e a pequenos agricultores com certa regularidade. Uma boa aventura poderia envolver silos atomicos descobertos em alguma fazenda semi-falida (e tentativas de se vender o equipamento), algo no estilo “fazendeiros pobres expulsos pelos ricos até que um grupo se levanta para imedir a ijustiça” ou a narrativa de sobrevivencia contra uma praga ou efeitos da chuva acida em um cenário semi-devastado.
Estados: Iowa, Minnesota, Montana, Nebraska, North Dakota, South Dakota e Wyoming.

Meio-oeste (Midwest): Um dos piores locais para se viver, já que a chuva ácida fez estragos realmente catastroficos na região. Detroit (sempre ela) tem a merecida fama de local perigoso para se viver, e as corporações decidem o que é válido ou não nas decisões políticas. Um bom plot para campnhas e aventuras é usar a OCP (eu uso) em Detroit e suas manobras sinistras para controlar a cidade, a alta criminalidade e alguma praga re-incidente na região. A vantagem é que para um grupo de não-iniciados em Cyberpunk o cenário fica levemente mais conhecido e os jogadores podem se sentir mais a vontade para criarem backgrounds e pensarem suas ações.
Estados: Ilinois, Indiana, Michigan, Missouri, Ohio e Winsconsin,

Northeast: A região foi extremamente devastada pelo desemprego advindo do “colapso”, a falência americana durante as guerras amazônicas. A cidade de Nova Yorque, devastada por uma explosão atomica no prédio da ONU (aparentemente plantada lá por um chefão de um cartel europeu) devastou a ilha de Manhatan, bem como o estado inteiro sofreu com as chuvas acidas. A região inteira, na verdade, é o pior dos locais para se viver “atualmente” em 2020, sendo que o numero de refugiados e a miséria ali instalados parecem ter sido tão ruins quanto o Colapso em si.
Uma boa aventura pode ser algo no estilo “Fuga de Nova Iorque” (clássico!) com uma tentativa de se encontrar na ilha a filha de algum poderoso executivo cujo avião tenha caido na ilha. É um plot “batido” mas que sempre funciona. A região ainda conta com “clássicos” de cenários de terror, como o Maine de Stephen King, que podem dar bons cenarios para aventuras mais sombrias.
Estados: Connecticut, Delaware, Maine, Maeiland, Massachussets, New Hampshire, New Jersey, New York, Pennsylvania, Rhode Island e Vermont.

Pacific Northwest: É uma região rica e com bastante peso pol´pitico, apesar de ter apenas quatro estados. E isso se deve a sua produção de comida “de verdade”, como mças e batatas, mas também e principalmente ao porto de Seattle, que a torna um local estratégico para importação e exportação no país. Em um Havai agora quase que dominado totalmente pelos militares, também é uma região que tem relevancia militaar sem preço. Uma aventura poderia envolver uma corporação não-americana usando a ilha para espionagem, ou tráfico de substancias ilegais por Seattle, bem como servir, literalmente, de palco para ideias de mestres sobre como seria o “novo grunge” na região.
Estados: Havaí, Idaho, Oregon e Washington (não confundir o estado com a capital americana)

West (oeste): O aquecimento global não ajudou nada a região, já naturalmente quente e seca. Gigantescas tempestades de areia (Dust Bowls) permeiam a regiaom escurecendo a luz do Sol quando ocorrem e deixando toneladas de areia em cima de carros e residencias. Plasntar não é possível em condições assim, e os habitantes da região ainda tem de enfrentar enormes desertos e, claro, gangues de nomades. Bons mestres podem pensar em cenários de fugas alucinantes pelos desertos em aventuras sem maiores problemas. Cenários a la “faroeste” podem ser interessantes, ao mesmo tempo.
Estados: Arizona, Arkansas, Colorado, Kansas, Novo México e Oklahoma.

PS:
Em breve (já estou montando) vou trazer uma adaptação + mapa feito a partir de "Give Me Liberty", com algumas adaptações para o cenário de 2020 a quem interessar. Pessoalmente acho o cenário "americano"de Frank Miller uma boa alternativa para o do RPG "2020" para mestres menos puristas.

Brega

3 comentários:

  1. Legal. Tava mesmo procurando material pra ambientações cyberpunk. Este mapa com certeza vai quebrar um galho. Vlw.

    ResponderExcluir
  2. Por nada.
    Estou trabalhando em uma adaptação dos personagens de "Give Me Liberty" que tem uma penca de coisas em comum com Cyberpunk (e recomendo para quem não leu), e estou martelando a "timeline" de cyber 2020 a passos de tartaruga.

    Vou postar de 1990 - 1999 anos agora para esses dias.

    Brega

    ResponderExcluir
  3. http://keeprollingrpg.blogspot.com/2011/10/cyberpunk-2020-timeline-1990-1999.html

    Deixei em meu blog "alternativo" a primeira parte da linha do tempo em cyber 2020.

    Brega

    ResponderExcluir