sábado, 28 de janeiro de 2012

Tese Sobre RPG " RPG e Educação"



Sugiro fortemente a leitura da dissertação "As Potencialidades do RPG (Role Playing Game) na Educação Escolar", de Rafael Carneiro Vasques (2008) (realizada na UNESP de Araraquara).



O autor, além de trazer um bom histórico sobre RPG, sobretudo no Brasil, traz uma boa discussão sobre o uso do jogo como recurso pedagógico. Há uma faixa bônus, por dizer assim, que é sua fala que explica como e porque o RPG no país foi associado erroniamente para alguns grupos como "Satanismo". 




Além de apresentar a HQ "Mestre só Jesus" (que já discutimos aqui), ele apresenta uma outra, que não conhecia, chamada "Dark Dungeons" ou algo assim , que defende que RPG como uma espécie de inicialização para uma seita satanista. E discute e esclarece bem o assunto, um alivio para jogadores que, definitivamente, não são os crápulas eventualmente associados ao hobby por leigos e da banda anenc[éfala da mídia.



Há algumas ideias interessantes, para além disso, como a discussão sobre o RPG, aproximando-o do Romantismo Anti-capitalista, fundamentação teórica sobre o ludico na educação, e discussões sobre termos como Comunidade (Gemeinschaft) e Sociedade (Geselschaft). 



RPG é um recurso extremamente rico para quem trabalha com educação e com adolescentes, e é um prazer ler material bem-escrito. Ainda estou lendo (peguei a tese hoje, e leio rápido, mas não vamos exagerar), mas do que li, e do pouco que conheço, o autor domina bem o assunto e vale a leitura a quem se interessar.

Brega Presley

3 comentários:

  1. A resenha está bem simplificada de proposito. Vale muito mais a pena ler, a quem se interessa, do que ficar lendo o intermediário que voz fala.
    Braços

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante, parabéns pela postagem! Onde posso encontrar essa tese, poderia disponibilizar um link se possível?

    ResponderExcluir
  3. http://www.4shared.com/office/5QBjI-bJ/As_potencialidades_do_RPG__Rol.htm

    Abraços e boa leitura.

    ResponderExcluir