segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

D&D Caixa Vermelha: Observações de um "Não-Iniciado".


Comprei a caixa vermelha esses dias (devo usar em uma oficina de RPG), lançada pela Devir, e voltada claramente para iniciantes. Como joguei relativamente pouco D&D na minha vida, mas é um RPG clássico que não faz mal algum conhecer, comprei (dinheiro bem gasto).

Algumas observações podem ser feitas, no entanto:

Primeiro: Nada custa dizer que são MINHA opinião, que outros autores (e leitores)  do blog podem, não apenas discordar, mas dar maior profundidade na análise da mesma, e fato conhecido para quem conive comigo, não sou bem um fã de D&D.

Outros blogs podem trazer melhores informações, também. Sou leigo assumido em D&D, e esse é o unico ponto diferente (pelo bem e pelo mal) que posso oferecer.

Mas vambora:
Antes de tudo GOSTEI da caixa. Valeu o dinheiro que gastei (44 pilas), sobretudo porque posso usar com a molecada (e não pretendo mestrar D&D muito avançado).
A caixa contém uma série de "disquinhos" de dupla face destacáveis, um mapa quadriculado frente e verso, uma série de cartas com poderes e itens mágicos, e dois livros: Um com uma espécie de "aventura solo" para construção de personagens (jogadores e mestres) e outra para mestres.
Mais 4 fichas em branco.

O que vale a pena?
O material é beeemmmm resumido, o que o torna didático e introdutório.
Aparentemente é voltado para um perfil de jogadores novos que podem se impressionar com o visual do material, mas não estão, exatamente, procurando ter trabalho de pensar e entender o mesmo.
E isso é válido. Apesar de achar que é ligeiramente "burrificante" se o jogador ou mestre ficar só nessa

Acho que  o mesmo poderia ser um pouco menos "bitoladinho", mas nem por isso acho o material um desperdício (vou ler e vamos ver se para mim é de maior valia, o que acho bem possivel).
O preço, 44 reais, acho justo. O material cumpre o que promete, nada mais, nada menos.

Quais os problemas que vejo?

O  principal: ausência de dados. O jogo vem com um papelsinho mixuruca indicando como baixar de um site um programa de dados para o celular.

Me desculpe a DEVIR, mas isso não basta. Jogar RPG com dados permite uma interação completamente diferente da de se simular em uma telinha. E sim, o preço subiria, mas não creio que tanto para desestimular jogadores a comprar, e traria aos iniciantes algo mais concreto para lidar. Colocar os dados aumentaria o preço, mas agregaria valor. Isso é uma discussão mercadológica, claro, mas nem por isso precisamos nos ausentar de opinar. Um jogador iniciante dificilmente terá os dados de multipla face que um burro-velho no RPG tem. E IRÁ (possivelmente) de gastar isso para poder curtir o jogo adequadamente. Melhor o preço com os dados, a um preço razoável a mais, que baixar o preço sem oferecer o instrumento básico de uso do sistema.

As cartinhas de poderes são uteis (apesar de se correr o risco de colocar o jogador iniciante demais no colo sem necessidade). Fica a quem comprar a caixa a sugestão de colocar as mesmas naqueles plastiquinhos transparentes que jogadores de card amam (mais um custo, mas pequeno no geral e dispensável).


De resto, se o uso de um mini "livro-jogo" funcionar como forma de ajudar a explicar a como se fazer uma ficha (acho que sim, mas só na prática para saber), a falta de indice (apontada pelo Luciano "Tolkien") é ruim pois dificulta a consulta, e pessoalmente senti falta de uma ficha em branco no próprio livretinho, o que facilita a vida de quem teria um local para xerocar as fichas sem correr o risco de perder ou amassar as folhas (um problema menor, mas ainda assim, fica o comentário).

No Geral:
Não sei avaliar se as regras, o texto ou mesmo as opções são melhoes ou piores que versões anteriores. Mas no geral me pareceram razoáveis. Sugiro que procurem a opinião também de quem conhece o sistema melhor do que eu.

É um material (propositalmente) que rapidamente perde sua validade como referência a um grupo, e pode ser interessante ver uma caixa aberta ANTES para ver se é o que precisa ou interessa.



Pessoalmente, achei a caixa de Dragon Age (Jambô), para quem nunca jogou, uma proposta levemente mais funcional (apesar de mais ou menos 50% mais cara, mas só se não levarmos em conta o custo dos dados) e com um tempo de vida útil melhor, mas, se o objetivo for dar uma iniciada em D&D, deve satisfazer este objetivo.

Abraços
Brega

3 comentários:

  1. O que me enche um pouco o saco do Dragon Age é eles ficarem lançando caixas (até level 5) até (level 10) e assim por diante, porque se você for parar pra pensar, você acaba gastando uma baba nessa brincadeira. De Ded não tenho muito o que falar, parei de jogar ele no aded.

    ResponderExcluir
  2. A terceira caixa de Dragon age vai ser dos levels 11 ao 20. Eles vão passar a lançar coisas do sistema AGE (sistema do dragon age) independentes.

    ResponderExcluir
  3. O que eu não gostei dessas caixas (tanto a do Dragon Age e a Caixa Vermelha) é o material das caixas é bem vagabundo e frágil, a minha do D&D chegou toda amassada do correio...

    ResponderExcluir