terça-feira, 20 de março de 2012

Dragon Age: Tabela de 3d6 + Modificadores

Tenho gostado bastante do RPG Dragon Age, tanto de jogar, quanto de mestrar. O que não é pouca coisa, se considerar que não gosto muito de fantasia medieval como ambientação.



O sistema é simples e rápido, e isso me basta para mestrar para iniciantes.

Mas há uma dificuldade, que é poder fazer os jogadores (iniciantes) visualizarem as chances de acerto ou erro envolvidas em determinadas ações.
Assim, fiz uma tabela para Dragon Age para ajudar a eles (e a mim) a saber quando a sorte pode estar a favor ou contra, transformando as rolagens de 3d6 em uma tabela de porcentagem.

Isso ajuda eles a entenderem o quanto realmente vale a pena aumentar uma destreza com uma armadura, quando uma magia pode ser difícil demais para o nível dele e é melhor escolher outra, etc.

A ideia é apresentar para os alunos na oficina que faço com eles, mas repasso aqui no blog a quem se interessar (ainda não usei na prática, mas creio que deva ajudar) .

É só salvar a imagem da tabela (ou copiar) e colar onde ajudar você e seu grupo.

A tabela foi feita calculando-se as chances de acerto para cada “N.A.” (quanto um personagem, somando os modificadores, precisa em um lance de dado) e traduzido em porcentagem (aproximada).

Se o mestre se interessar, ele pode destacar determinados números ou colunas com canetinhas de sublinhar, facilitando a visualização.

(N.A. x Modificadores de Habilidade)
 
 
 
Para quem quer entender a matemática da coisa (se alguém quiser entender como calculei):


Ao todo são 216 resultados possíveis, rolando-se 3d6. Os números "centrais" (10 ou 11) são os mais comuns, como em uma curva de normalidade. Mas como o objetivo não é ter um NUMERO específico, mas o numero ou algo acima dele, quanto menor a dificuldade, obviamente, maior a chance de uma rolagem. Aproximei usando, primeiro, critérios matemáticos, e, no caso dos "99%" (matematicamente deu 99,54%) usei um critério que facilita a visualizaçao, e não a aproximação mais adequada.

Brega

Nenhum comentário:

Postar um comentário