quarta-feira, 21 de março de 2012

Gelo-9 : A Mais Simples e Mortal Arma de Destruição em sua Mesa !!!

Uma boa forma de colocar seus jogadores em uma fria... usando gelo QUENTE ...





Era uma vez um autor chamado Kurt Vonnegut Jr. Autor de alguns dos mais interessantes livros de "Ficção Científica" (apesar dele rejeitar o rótulo), ele fazia histórias recheadas de humor ácido e provocativas.
Tenho vários livros dele, como Player Piano (que faz graça com um futuro utópico criado pela engenharia), Um pássaro na gaiola e "Matadouro V, ou A Cruzada das Crianças" (o título é exatamente esse), que fala do bombardeio de Dresden, na segunda guerra mundial, Galápagos (que usa o Darwinismo para defender a idéia de que teriamos mais chance de sobrevivencia se evoluíssemos para focas semi-estípidas) e outros tantos. Um pouco no estilo de Douglas Adamas (o autor de Mochileiro das Galáxias tinha Vonnegut como uma de suas inspiações).

O barato dos livros dele também são a criatividade para fazer paródias de aparatos tecnológicos e armas de destruição em massa.

A mais genial, para mim, é a "invenção" do Gelo-9 ("Ice-9"), no livro "Cama de Gato" (traduzido pela Record um milênio de anos atrás):

Gelo - 9 em "Cama de Gato (Cat´s Cradle)": parte de uma premissa simples para criar a arma mais bastarda de destruição mútua assegurada que já li.

Basicamente, uma molécula de água é recombinada em um novo formato. Este formato faz com que o ponto de congelamento do mineral passe a ser de 40o., vulgo, a agua, mesmo sob o Sol escaldante Carioca, se "congelaria" (isto é, endureceria). Acho que a forma seria algo como "H6-O3" (nove atomos, por isso o nome).


A parte mais sacana da molécula seria a seguinte: Este formato, com ligações moleculares mais fortes, "ensinaria" outras moléculas de agua a reproduzirem seu padrão, fazendo com que uma única gota de "gelo-9" possa congelar um copo, um balde, uma piscina... OU um oceano!

Por a pele transmitir umidade, o contato direto com Gelo-9 TAMBÉM faria o sujeito congelar em segundos, conforme a agua de seu corpo se transformasse de H2O para a fictícia H6-O3.

Com raras excessões, toda a agua dos oceanos está abaixo dos 40 graus. Uma única gota provocaria uma reação em cadeia que congelaria a agua a temperatura ambiente (sem alterar a temperatura).

E isso significaria alterações bruscas na temperatura do planeta, o fim de chuvas, secura no ar com o fim de ciclos de água e umidade, e o fim de toda a vidfa na terra em questão de poucos meses.

Assim, se quiserem uma arma poderosa de destruição, que faça os jogadores suarem (enquanto podem), fica a sugestão (da "arma" e do Livro).

A sinopse básica é a de que um cientista teria descoberto (sem querer ou ao acaso) a fórmula do Gelo-9, e a mesma , de alguma forma caído a caminho de perigosos terroristas ou tiranos, mantida em uma garrafa térmica ou como um pingente (desde que não emnos trópicos).

Outra fonte poderia ser, como em Eclipse Phase, um "meteroro" ou artefato alienígena com a estrutura, destruindo uma colônia ou base, e a equipe tendo de correr atrás da ameaça antes que seja tarde.

Caberia à equipe alcançar e destruir o gelo 9 (fervendo a água e desfazendo a ligação da estrutura) antes que  o pior ocorra (que seria um pedacinho de gelo-9 cair em um reservatório, rio ou mesmo no oceano).
ec
As ambientaçãos mais adequadas na minha opinião são cenários como Steampunk, Contemporâneos de terror e conspiração (como Conspiração - X, Dresden Files e o básico do "novo Mundo das Trevas) ou futurista sombrios, em especial Shadowrun, Eclipse Phase, Blue Planet e, TALVEZ cyberpunk, dependendo de como são as aventuras da mesa.

E você, que nunca pensou que um simples gelinho pudesse dar um bom plot, heim?


Stay Calm and Keep cool, moçada.

Brega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário