segunda-feira, 26 de março de 2012

Predadores 101

Eu tenho uma pasta meio gigantesca com coisas sobre Predadores e Aliens, e vou colocar alguma coisa aqui a quem interessar.
Abraços
I - Sobre os Yautja (Predadores):
"Ser ou não ser um Yautja em uma mesa?"

Planeta Natal: É sugerido que o planeta natal dos Yautja seja um tanto mais quente que a temperatura atual da Terra. Além disso, boa parte do planeta parece ser tomado por florestas e selvas, dada a capacidade de Yautjas pularem entre árvores. A composição de ar do planeta teria uma composição de níveis deferentes de nitrogênio e metano. Se pensarmos em termos evolutivos, é possível que outras espécies tenham uma visão termográfica do mundo, e, neste sentido, a “invisibilidades” dos Yautja possa ser extendida a não apenas um desvio da luz, mas a um “abafamento” de temperatura corporal (a critério dos mestres em termos de jogo). O Jogo AVP: Extinction sugere que o planeta tenha vastos desertos, mas não parece haver consenso nisso.


Os “predadores” (Que se referem a si mesmos como "Yautja") estão entre os melhores caçadores do universo. Vindos de um planeta quente e possivelmente coberto de uma selva bastante hostil, sua sociedade parece ter se organizado a partir de elementos relacionados à caça como meio de ascensão social, testes de maturidade e de virilidade.


Apesar de não haver um nome oficial, extra-oficialmente a raça dos predadores é conhecida tanto como “Yautja” quanto por “Hish”, e o material de ficção sobre eles sugerem que estejam entre nós há séculos (Predador 2, Predadores, Batman Versus Predador, etc) ou milênios (Aliens Versus Predadores 1). Ou que estarão ainda envolvidos na caça de humanos e aliens no futuro (como os diversos jogos de Aliens Versus Predadores).

Alguns textos sugerem, até, que os Predadores terem caçado dinossauros, mas em termos biológicos e evolucionários, isso parece pouco crível (Predadores, afinal, também evoluiriam, e fora isso é exagerar um pouco leva-lios a um periodo tão antigo) não sendo uma linha muito aconselhável em uma mesa.

Seja como for, os Predadores podem fazer alianças ocasionais, mas temporárias, com humanos frente a um inimigo (o conceito do "inimigo de meu inimigo é meu amigo” comum em mais de um filme com predadores).
 
Exobiologia 101:
 
Evolução: “Evolução” é um processo natural que ocorre em saltos, e muitas vezes são imprevisíveis seus efeitos a longo prazo. “Evoluir” não significa ficar melhor, mas sim sobrevivência dos organismos mais aptos a viver em determinado ambiente e época, e transmitirem essas características para seus descendentes.


Graças ao apoio de sua capacidade tecnológica, os predadores tem razoáveis condições de rápida adaptabilidade em diferentes situações. Não há muita coisa de certo a respeito desta raça, mas algumas podemos deduzir com alguma margem de segurança: Certamente os Yautja têm ancestrais carnívoros, e sem dúvida que a caça envolvia uma importante característica na obtentção deste alimento. Não apenas têm características físicas similares a de predadores (como presas e olhos voltados para a frente, facilitando a caça), como sua organização social parece, igualmente refletir um organismo que valoriza a força como padrão de status social

Se formos nos basear no que sabemos sobre a espécie humana, é possível que os Yautja não tenham sido a espécie dominante até “recentemente” (algumas dezenas de milhares de anos para cá) em seu planeta, afinal, o uso de tecnologia tão avançada, possivelmente, não teria sido uma necessidade, e eles permaneceriam “selvagens”. Ou, podem ter sido sempre a espécie dominante, e a competição com outros grupos de Yautja os obrigou a aprender a fazer melhor uso da tecnologia. Seja como for, atualmente, é o uso da tecnologia, e não a simples força física, o diferencial de um caçador e seu status social.

Seja como for, a habilidade comunicativa que estes seres têm, sem dúvida, facilitou o processo, ao permitir um troca de conhecimento mais concreta, e o grupo a sua volta é importante para seus membros em separado. Os Yautja pertencem a uma espécie social (mas não necessariamente, sociável). Por mais competitivas que sejam suas relações, em alguns momentos, aparentemente, necessitam de seu grupo de confiança.

A existência de algo similar a polegares opositores, também muito possivelmente, foi condição de grande ajuda na criação de tecnologia e na modificação de seu ambiente às suas necessidades. Seria interessante conhecer outras espécies de seu mundo nativo para podermos compreender melhor como estes caçadores foram selecionados com suas presentes características.

O fato deles serem bípedes indica que deveriam viver em um ambiente fechado, como florestas, onde correr rápido talvez fosse ligeiramente menos importante do que habilidades de escalar (e ficar à espreita de alimento, e, talvez, protgidos de predadores ainda mais vorazes).


 

Faixa Bônus: Fonte de letra dos predadores:
http://www.4shared.com/zip/RwOHhLT-/file.html


Brega

Nenhum comentário:

Postar um comentário