segunda-feira, 26 de março de 2012

PREDADORES 102 - Exobiologia dos Yautja

ExoBiologia dos Yautjas (Predadores):  
É possível que os predadores não tenham sido a espécie dominante em seu planeta natal até aprenderem a manipular bem a tecnologia. Seja como for, desde muito antigamente, seus ancestrais evoluíram para ser caçadores competentes, o que significa uma capacidade de comunicação razoável, sentidos apurados, resistência física e capacidade de raciocínio acima da média.


Abaixo descrevemos algumas de suas capacidades físicas e sociais, mas anstes, um pouco sobre o que se sabe ou se supõe sobre seu planeta Natal:

Características físicas: Visão térmica/ Infra-vermelho: Yautja não enxergam as cores, mas calor. Esta habilidade é tanto uma vantagem quanto, no caso de roupas e ambientes com isolamento térmico, uma desvantagem considerável. Eles são capazes de reconhecer uma pessoa ou animal por seu padrão térmico, e, com o auxílio de sua máscara, podem fazer coisas surpreendentes com este tipo de visão, como reconhecer feixes de luz, ou encontrar pegadas recentes.

Respiração: Um Yautja respira uma combinação 1% maior de oxigênio e 4% maior de nitrogênio que nós, humanos. Em cerca de uma semana eles podem se adaptar a nossa atmosfera e respirar normalmente, mas neste período, considere as habilidades deles cerca de um ou dois pontos abaixo sem suas máscaras. Eles podem segurar seu fôlego por 15 minutos, sem perder a consciência), desde que estejam parados, e diguemos um terço disso em uma movimentação média.. Ao mesmo tempo, podem sobreviver em um ambiente com mais gás carbônico até 10 minutos,

Sistema Circulatório: O Sistema Circulatório dos Yautja pode ser dividido em três redes independentes: I: Do coração para os pulmões; II: Do coração para o corpo, e III: Do coração para o cérebro. O sistema circulatório do cérebro separado permite que o corpo tenha maior pressão sanguínea, permitindo a eles viverem em pressões atmosféricas muito superiores às que um ser - humano poderia suportar, além além de fornecer oxigênio e nutrientes a velocidade mais altas. Isto em parte, ajuda a entender porque os predadores são mais fortes e com uma capacidade muscular superior a de um ser-humano.

O Coração dos Yautja é constituído de cinco partes : 2 aurículos e 3 ventrículos. Um bombeia para o corpo, o outro para os pulmões e um terceiro para o cérebro. O sangue venoso vindo do corpo e do cérebro chegam ao mesmo auriculo, de lá é enviado aos pulmões para ser oxigenado, retorna e o ciclo recomeça.

Ao que tudo indica, são seres endodérmicos, ainda que se sintam à vontade com temperaturas maiores que a que os seres-humanos estão acostumados.

O sangue dos predadores é de um verde fosforescente. Maneiro e útil se algum dia um estiver encurralado e sendo perseguido. No entanto, predadores sabem usar esta sua característica para montar armadilhas,

Habilidades Atléticas: Eles podem saltar até três vezes sua altura e cair de uma altura de até 10 vezes seu tamanho sem maiores problemas. Correm um pouco mais que um ser - humano, por um pouco mais de tempo. Para fins de jogo, considere eles com 30% a mais de Movimentação, e sendo capaz de manter esta velocidade pelo dobro do tempo de um ser - humano.

Linguagem e audição: A audição dos Yautja é consideravelmente alta. São capazes ainda de repetir sons de suas presas em suas caçadas, o que sem dúvida denota uma habilidade comunicativa. excepcional. Possivelmente a caixa craniana deles e o seu equivalente a cordas vocais, devem ser bastante adaptáveis (pessoalmente, imagino que predadores se comunicassem do alto de árvores ou equivalentes, enquanto fechavam cercos em cima de seus alvos – trabalho facilitado se feito em conjunto.

Uma possibilidade é a de que as extremidades de espinhos nas mandíbulas sejam mais sensíveis a ondas sonoras (vibrações), e que as mandíbulas abertas facilitem a percepção de odores (a parte rosada ao lado das bocas). Isso é uma teoria,mas explicaria o reflexo de abrir as mandíbulas quando irritados (viria de um reflexo de aumentar a percepção em uma caçada. Pelo que foi possível encontrar, eles podem ouvir um sussurro a cerca de 16 (50 pés) metros (enquanto um ser-humano pode ouvir, sem entender, em média até 4 metros (12 pés)

Dê bûnus em rolagens de percepção quando um Predador fizer isso e em situações de percepção comuns envolvendo sons. Equipamentos de som podem ser acionados nas máscaras e dar, ainda, mais bônus. É sabido que um predador usando uma máscara pode identificar um batimento cardíaco por detrás de uma árvore com alguma facilidade.
Não fazer ruído algum perto de um predador parece uma grande idéia, não?

 Odor: Yautjas emitem um cheiro peculiar (e diferente para machos e fêmeas) que permite que se identifiquem, fora ajudar a demarcar território.

Sistema Nervoso: Os nervos são uma espécie natural de fibra ótica, permitindo a transmissão de sinais químicos e elétricos de maneira mais rápida do que em seres-humanos.

Considere que esta espécie tem um equivalente natural do “Kerenzikov” (implante de aumento de velocidade de reação em cyberpunk 2020) ou outro implante qualquer permanentemente ligados em um personagem do tipo (representar com aumento  em rolagens de iniciativa). O sistema nervoso dos Yautja parece ter tido uma evolução similar ao nosso, e funciona de modo similar, mas é, definitivamente, mais rápido. A forte presença de instintos violentos e atitude pouco social leva a se supor que eles tem um cerebelo bastante desenvolvido. São inteligentíssimo,s e, ao mesmo tempo, vítimas de seus desejos mais primitivos.

Cicatrização: Os Yautja parecem ter uma cicatrização rápida, e alta resistência a danos diversos. Se seguirem similaridades com répteis, é possível que membros arrancados tendam a crescer novamente, com o tempo (o que seria uma explicação alternativa para a não existência de Implantes observada). Além disso, seu sistema imunológico deve ser extremamente eficaz, tanto no combate de toxinas, quanto de doenças (já que vão a diferentes planetas sem roupas de isolamento atmosférico). Na série em quadrinhos Batman x Predador, é citado que seus corpos são compostos de carbono, e que determinados tranqüilizantes poderiam fazer efeito sobre eles (até onde sei, um chute um tanto pseudocientífico). Nestes casos, considere doses cavalares de tranqüilizante para ter o efeito desejado.

Longetividade: Aparentemente pódem viver por alguns séculos. Se sobrevivêrem às caçadas.

Genética: É considerado que o “DNA” dos Yautja tenha uma hélice tripla (os invés de dupla), com 5 moléculas básicas (ao invés das nossas 4- as GATC), mas exatamente como se relacionam ainda é desconhecido. Não se sabe exatamente o numero de pares de cromossomos, se é que se pode chamar assim, um Yautja terá.

Reprodução: É dado a entender que Yautjas são seres com diferenciação sexual (reprodução sexuada) e dividida em dois gêneros.

Eles tem algo em torno de 70 filhos por casal (mas as fontes divergem). É possível que bem poucos, só os melhores da espécie, possam ter permissão para se reproduzirem, mas pode ser interessante supor que mais casais tenham menos filhos, só que, ainda assim, bem poucos destes sobrevivam.

Explico: Em biologia existem as chamadas estratégias “K” e “R” de reprodução. Na primeira (“K” de “cuidado”), típica de humanos e de muitos mamíferos, o numero de prole por gestação é bem reduzido e cada descendente é cuidado com o máximo de eficiência possível. No segundo (“R” de Reprodução), tem-se um número altíssimo de descendentes por gestação, pouca ”maternagem” e poucos (em geral os mais aptos) sobrevivem. Se é ,possível estabelecer aqui um paralelo, os Yatja devem ter muitos filhos por vez, com poucos chegando à vida adulta As crianças parecem versões menores dos adultos (similar a humanos).
O tempo de gestação é desconhecido, bem como se são ou não ovíparos. Como as fêmeas tem mamas (uma velha discussão singular em um RPG nacional - A Espada da Galáxia - já deu pano para a manga sobre o tema, diga-se), e possivelmente, isso faria em termos evolutivos, que fossem mais apegadas a cada cria, mais casais com menos filhos pode fazer mais sentido um número menor de filhos por casal, e mais casais se reproduzindo, ou seja, eles usariam mais a "Estratégia "K" que a "Estratégia R".
Um numero elevado de filhos (diguemos 5 por casal), poderia explicar uma super-população que precisa ser eliminada na base das caçadas quase suicidas.

Sexualidade e Gênero: As fêmeas Yautja parecem ser pouco vistas pelos machos da espécie, e são citadas como maiores que os machos, capazes de agirem de forma violenta contra eles em momentos de paixão e intimidade.

Eu prefiro imagina-las menores e mais fracas, dando um tom mais machista para a sociedade, e uma sugestão de meio-termo é a de que fêmeas ganhem massa muscular somente nos períodos férteis. Uma espécie de "TPM" Yautja pode ser divertida de mestrar ou interpretar.

Além de ser interessante deixar a sociedade Yautja um pouco menos suscetível ao “politicamente correto”, a expressão “Lou-dte Kalei “, (já citada na postagem sobre vocabulário), que significa literalmente, “Fazedor de Crianças”, e é usado para fêmeas, (ou para associar machos de qualquer espécie a fêmeas, perjorativamente).

Filmes como “Aliens 2” e “A Experiência” já usam do conceito de “Fêmeas mais mortais que machos”. Vamos deixar os predadores machistas em paz. Duvido que aquele bando de psicopatas carnívoros possam ser interpretados como um "elogio ao temperamento masculino".  Sexismo, quando usado com humor e como paródia, pode ser bacana.

É interessante o prazer quase sexual que esta espécie parece ter na caçada e na violência. É possível que altas descargas do equivalente deles de adrenalina sejam descarregadas durante uma caçada, com efeitos similares também ao prezer dado pela nossa endorfina (chute meu).

 Assim, em uma boa caçada tenha efeitos quase orgásticos sobre os Yautjas (ok, isso foi nojento). Isso poderia explicar a sociedade quase inteiramente masculina e a ausência de fêmeas nas caçadas. Simplesmente elas seriam interessantes para reprodução, mas “sexo” apenas com fins reprodutivos, enquanto ’sexualidade” em si, estaria toda voltada para o prazer da caça, da superação e da “adrenalina” e “testosterona” relacionada. Algo como o observado em alguns hooligans humanos.

Mãos e pés: Cinco dedos em cada mão e em cada pé (no pé, quatro na frente e um no calcanhar). Seus dedos tem garras afiadas a serem consideradas em combate corpo à corpo. São destros, e costumam ter unhas (ou um equivalente) nas pontas. Considere que as mesmas dão +1d6 de dano.

Tamanho e peso: Têm em média entre 2,15 centímetros a 2,60. Seu peso deve ser algo em torno de 150 a 200 quilos. Sua BTM (redução de danos relacionada a força ou Tipo Corporal) é, em geral, -6.

Ossos: O esqueleto Yautja segue localizações similares a de humanos, mas é mais condensado que o esqueleto humano, sendo 3-4 vezes mais resistente, e 5-6 vezes mais pesado e ligeiramente mais flexível. Os ossos do crânio são muito próximos em formato da cabeça destes alienígenas, e devem ter composição de cálcio similares a de humanos. Calcio, aparentemente, faz parte da sua estrutura óssea.

Mandíbula: Têm quatro pinças do lado de fora de suas bocas que parecem ser capazes de um estrago. A mandíbula pode ainda produzir um som estranho que pode ser usado como comunicação. Os movimentos das pinças também produzem uma espécie de linguagem de sinais secreta. A sugestão aqui é que as “pinças” abertas aumentem a percepção de vibrações sonoras, bem como de percepções olfativas.

Olfato: Aparentemente é bastante apurado, similar aos cães terrestres. Apesar de não poderem sentir cheiros com suas máscaras, é razoável de se supor que a mesma tenha equipamentos sensíveis a odores similares ao dos Yautja sem a máscara. Dê +3 em testes usando percepção e cheiro.

Pele: A pele desta espécie aparenta ter escamas. Em geral de um bege um pouco esbranquiçado, resiste tanto a altas Temperaturas (como água fervente por até 5 minutos), como a baixas, mas no segundo caso possivelmente por curtos períodos de tempo, dada as preferências de clima para caçar deles. A pele deles também é um bom isolante elétrico (considere bônus para isso no sistema de sua preferência), suportando inclusive raios de tempestades elétricas. Há sugestões de que sejam parcialmente imunes a radiação. Tome cuidado para não deixar o personagem apelão demais, de qualçquer modo.

Poderes mentais: Nada indica poderes mágicos ou telepáticos de qualquer espécie. Ao mês mo tempo se sugere que qualquer ataque envolvendo diretamente “controle mental”, sugestão e afins tenha uma resistência maior do que para personagens comuns.

Churrasco de Yautja: Algumas lendas dizem que se ingerida a carne de um predador, a longetividade da pessoa pode aumentar consideravelmente. Essa informação, apesar de similar a idéias mostradas no filme ‘Distrito 9” (“Canibalismo de alienígenas”), são anteriores ao mesmo. A carne, possivelmente. Deve um gosto ruim, mas nada impede de que seja comestível (fazer o quê?).

Natação e Escalada: Aparentemente, um Yautja pode saber nadar sem problemas. Mas, tanto pelo seu equipamento sensível a umidade, quanto pelas pouquíssimas cenas e referências a caçadas envolvendo água, o ideal é considerar que o corpo compacto de um predador se locomove mal na água. Considere penalidades razoáveis para eles em locomoção na água. A grosso modo, trataria os corpos deles como mais densos do que a água.
Já para finas de escalada, considere-os excelentes já que sua força física, agilidade, e pontas de dedos com unhas devam auxiliar suas subidas.

Implantes Cibernéticos: Nenhum tipo de menção a implantes foi encontrado no material pesquisado. Considere que um Yautja consideraria “vergonhoso” fazer uso de uma prótese cibernética, para todos os efeitos (salvo novas informações posteriores ou desconhecidas de materiais oficiais). Implantes não são desconhecidos na temática de predadores, já que o primeiro jogo “AVP” em tela 2d (bem antigo), você podia jogar com um mariner com um braço biônico.

Outra explicação é a de que Yautjas não podem usar próteses, se seus membros, mesmo amputados, crescerem novamente. À escolha. Seja como for, deve ser limitado, até porque os Predas já são uma classe apelativa demais.
 
Sub-espécies: Há,a aprentemente, duas "raças" de predadores. O predador clássico parece ter uma espécie de "inimigos naturais". Como esquilos cinzentos e marrons, lobos e caes, ou humanos e neanderthais, isso é possível, apesar de um pouco forçado. A sub-espécie que aparece no filme "predadores" é maior, mais violenta e tem tradições e códigos de honra diferentes dos predas clássicos. Por exemplo, em vez de caçarem no território do candidato a troféu, leva as presas para um território de caça próprio. Outra explicação, não-canônica, é a de que os predadotres de capacete negro são a "elite" da sociedade, que possivelmente deve cnsiderar os mais fortes como mais aptos a liderar.

Faixa bônus: Alguns Nomes Yautja (Masculinos):
'A'ni-de; 'Aseigan,
Bakuub;
Chulonte; Ci'tde;
Da-ec'te;
Etah'-dte;
Ghardeh; Gkyaun;
Ki'vik'non;
Lar'nix'va;
Mahnde; M'icli-de;
 Nat'ka'pu; Ne'dtesei; Nei'hman;
Oc'djy;
Skemte; Skl'da'-si;
Tichinde;
Vk'leita;
Warkha


Por Brega.

Um comentário:

  1. Existe uma classe de predadores com implantes ciberneticos e eles sao muito fortes se alguem quiser pesquisar a classe é: os borgs

    ResponderExcluir