segunda-feira, 30 de abril de 2012

Entrevista: Mestre Veterano


Bom pessoal já faz tempo que tínhamos decidido começar uma sessão aqui no blog sobre entrevistas. Então estou atirando a “primeira pedra” convidando um cara que tá bombando aí na rede com mais de 8 mil “curtidas” na sua página. Estou falando do Mestre Veterano, vulgo Ronaldo Lima que tem 26 anos e é de Fortaleza, Ceará.


Heigberg: A quanto tempo você conheceu o rpg e como?

O meu primo me apresentou o jogo em 1999, quando eu estava aprendendo a gostar de animes, no inicio da febre Pokémon. Eu estava de férias na casa da minha avó e ao encontrá-lo, ele me convidou para participar de um jogo de imaginação, onde tudo acontece "na mente”. Putz, não entendi nada, fiquei "boiando", mesmo depois dele tentar me explicar (sem sucesso) por uns 30 minutos, era tudo muito novo, até porque ele mesmo não tinha muita experiência com o jogo. Isso tudo aconteceu no dia que eles iam para a 2° sessão de jogo de Pokémon para 3D&T, adaptação feita pela Dragão Brasil. O narrador me deixou fazer uma ficha e joguei por una hora acho, infelizmente ele teve que sair e a sessão teve que acabar prematuramente...uma pena por um lado...mas por outro, conheci a coisa mais fantástica a qual já tinha tido contato até então. Foi o suficiente para começar a narrar no dia seguinte, com algumas xerox mal acabadas, entendendo pouco das regras, mas com grande ansiedade de viver mais daquelas aventuras fantásticas!

Heigberg: Como surgiu o nome Mestre Veterano?

Bom, esse nome fez parte do meu Login no MSN durante anos. Desde que comecei a narrar, a galera sempre me chamou de mestre, sempre de forma carinhosa e respeitosa, claro, isso, depois de ter algumas sessões de jogo comigo. Inclusive, mesmo depois de tantos anos, alguns deles que pararam de jogar e que ainda tenho contato, ainda me chamam assim.

Na verdade, o nome da minha página deveria ser crossoverpg, e foi assim nas primeiras semanas, por conta do blog, mas conversando com o mesmo primo que tinha me apresentado ao hobby, ele me aconselhou a usar o termo mestre veterano que já era uma marca minha mesmo, entre a galera. No final das contas, caiu muito bem, o nome mestre veterano ganhou força e está se tornando um símbolo de luta a favor do RPG e isso me enche de orgulho, pois foi o tipo de atividade que sempre quis exercer, mas ainda não tinha tido a oportunidade. 

Heigberg: Quais jogos de rpg você conhece? Tem algum favorito?

Conheço muitos cenários e sistemas, mas ao longo dos tempos fui me aprofundando em alguns.Nunca gostei de ficar estacionado no mesmo estilo de jogo, prefiro estar sempre mudando, inovando.Gosto também de criar meus próprios cenários e sempre faço algumas adaptações nos sistemas de regras. De sistema de regras, fico divido entre o D&D3.5 e o Storytelling. Cenário, curto bastante o Tormenta e Forgotten Realms.


Heigberg: Como surgiu a idéia do blog? Há quanto tempo ele existe? Qual é a proposta dele? Você é o único autor ou possui uma equipe?

Sempre tive a vontade de produzir material de RPG e a internet é uma excelente ferramenta de divulgação, surgiu à oportunidade e resolvi começar a criar. Ele tem uns 6 meses e tem a mesma proposta da extinta Dragão Brasil, incentivar e fornecer material de RPG para galera que joga e trazer novos jogadores para o hobby, além de despertar nos veteranos que estão parados a vontade de voltar a jogar. Sou o único autor e apesar de uma tímida contribuição por lá, as vezes recebo a ajuda de alguns colaboradores. Na parte de imagens, a minha namorada (a Thinna, a mestre guerreira) faz algumas finalizações quando tem tempo, porque são muitas ideias e com ela as vezes consigo dar uma agilizada no trabalho a ser feito. Ela ainda está entrando nesse universo aos poucos, ela já entendia do que se tratava, pois o irmão dela já jogava, mas só veio a ter a primeira sessão dela comigo.

Inicialmente eu criei um blog chamado nerd rpgista com um amigo, mas não deu certo, porque éramos co-autores, mas na verdade eu fazia tudo sozinho, então resolvi criar um projeto solo e não perder a amizade. Atualmente posso considerar como minha equipe, apenas a mestre guerreira, mas tenho alguns outros colaboradores que posso citar: Andre Carvalho, Senhor Zé, Marcelo Marinho, Samuel Ragnuse Laurian, o ladino. Agradeço a força que eles me deram até agora, valeu galera!  Queria agradecer também ao pessoal que visita a página, quando me mandam e-mails.

Heigberg: Você ainda joga? Se sim, qual sistema? E como reuniu o grupo?

Sim, regularmente. Atualmente, D&D3.5, mas sempre estou variando. O meu grupo atual conta com um amigo de infância, jogamos juntos desde o inicio e ao longo dos anos foram entrando novos jogadores no grupo.

Heigberg: Você organiza algum evento de RPG na sua cidade? Sabe de algum? Tem pretensões futuras sobre isso? O que acha de eventos de rpgs?

Tentei montar um bem recentemente, no Cuca Che Guevara, aqui em Fortaleza, mas não deu muito certo. Muita burocracia e incertezas, mas espero que de certo futuramente. Aqui na cidade, atualmente, temos um grupo ativo no Montese, na livraria Feira do Livro.

Sobre os evento acho uma excelente ideia!Cada cidade deveria ter um evento oficial, pois existem muitos narradores e jogadores "orfãos", não jogam porque não tem com quem jogar. Senti isso muito forte na pagina e fico feliz em dizer que ajudei e ainda ajudo a formar muitos grupos, presenciais e online, através dela. Eu cheguei a passar um tempo sem narrar/jogar em vários momentos, no passado, por não ter com quem jogar, depois descobri que tinha um grupo atuante a dois quarteirões da minha casa e eu não sabia!

Heigberg: Vi que você faz diversas montagens com imagens colocando coisas que acontecem nas mesas de RPG de forma engraçada, isso atrai muito publico pelo que tenho visto. De onde saiu essa idéia? Ou é apenas seu jeito mesmo?

Isso também e influencia do Falber Marlon, o mesmo amigo que citei que me acompanha desde o inicio. Eu era excessivamente tímido e serio antes de conhecer ele e o jogo. O hobby me ajudou a apurar o meu senso de humor que aliado a minha criatividade, tem sido o motor propulsor do projeto. 

Heigberg: Fale um pouco sobre a blogesfera rpgistica e sobre a imagem do rpg na mídia. (tem se falado muito nisso ultimamente na blogesfera por causa da novela da record.)

A galera que senta em frente ao computador e gasta algumas horas do seu tempo livre para gerar conteúdo para comunidade rpgistica, está de parabéns!Temos muitos blogs bons e muitos têm até podcasts e isso é formidável! Lamento por aqueles blogs que param no meio do caminho, alguns tem um conteúdo fabuloso, mas estão a meses ou até anos parados.

Com relação a grande mídia, é sempre a mesma coisa, distorções por cima de distorções.Será que não tem um jornalismo sério que possa abordar de forma transparente o jogo no nosso país? Por ainda sermos considerados minoria comparado a outros tipos de públicos, eles acham que podem falar às besteiras que quiserem, sem se preocupar, eles nem pesquisam para saber o que e realmente e nosso hobby. Tolos. A ideia que essas grandes corporações tem é a de que se trata de um público feito apenas de adolescentes, quando na verdade, temos até advogados que jogam!

Heigberg: Faça seus comentários finais.

Bem, eu gostaria de agradecer a galera que curte, comenta e compartilha o material postado no Mestre Veterano. Agradeço as palavras de carinho que recebo por e-mail de muitos seguidores, isso sempre me motiva, sempre ganho um ponto de força de vontade a cada e-mail lido =D.
Agradeço aos meus colaboradores, como citei acima e principalmente, dando muita ênfase, a Thinna, pela paciência e compreensão que mesmo antes de jogar, aceitou a minha rotina lúdica com o meu grupo de jogos e com os trabalhos que faço na internet, te amo nega ♥

Divulguem o jogo para quem estiver interessado, não deixem nenhum tipo de preconceito passar batido, seja na Rebelde ou onde quer que seja veiculado, mostrem para os leigos que não somos um bando de satanistas, vagabundos ou descerebrados. Queremos respeito e a oportunidade de contar histórias e interpretar personagens de forma livre. Também quero agradecer ao Heigberg, vulgo Leandro pelo convite, e fico muito grato ao Saia da Masmorra por fazer parte do meu roll de parceiros.


Sucesso decisivo a todos! Ass. Mestre Veterano! http://crossoverpg.blogspot.com.br/



Espero que tenham curtido galera! E que essa seja a primeira de muitas! Por Heigberg, Almirante das Forças Terrestres, vulgo Leandro Parejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário