terça-feira, 16 de outubro de 2012

Monologo de Apocalipse Now

Monologo de Marlon Brando (Walter E. Kurtz) em Apocalipse Now

 O Horror, o horror...! :
A tradução foi feita da melhor maneira possivel por mim, mas erros podem ter ocorrido.
O texto aqui serve mais como exemplo de um personagem vencido por seus demônios internos em Dust Devils "Death Cards", mas creio que possa dar idéias para outros tipos de RPG, como Cthullhu, ou aventuras mais sombrias em que um NPC enlouqueça.

A fala ocorre no final de Apocalipse Now, quando Willard (personagem de Martin Sheen) foi capturado e é prisioneiro.

Segue:

"Eu vi horrores. Horrores que você também viu. Mas você não tem o direito de me chamar de assassino. Você tem o direito de me matar. Você tem o direito... de fazer isso, mas não de me julgar. 


É impossível que se descreva em palavras o que é necessário para aqueles ...que não entendem o significado do horror o que ele significa.

Horror. Ele tem um rosto. E você precisa fazer do horror seu amigo. Horror e terror moral são seus amigos. Assim eles não serão inimigos a serem temidos.Eles realmente são inimigos.


Eu lembro quando era das Forças Especiais, no que parecem fazer séculos. Nós estávamos em um campo para vacinar crianças. Nós deixamos o campo, após vaciná-las contra poliomelite, e uma velho veio correndo até nós, e ele estava chorando. Ele não conseguia compreender. Nós estávamos lá e eles vieram e começaram a arrancar cada braço que houvesse recebido uma injeção. Então eles fizeram uma pilha de pequenos bracinhos.

Eu me lembro, eu chorei.  Lagrimas me  escorreram como uma velha. Queria arrancar meus dentes. Eu não sabia o que queria fazer. E eu quero me lembrar disso. Não desejo esquecer jamais. E então eu entendi. Como se tivesse levado um tiro, meio como se fosse atingido por um diamante, uma bala de diamante direto em minha testa.


E eu pensei, meu Deus, a genialidade daquilo. A genialidade. A força de vontade de se fazer aquilo. Perfeito, genuíno, completo, cristalino, puro. E então eu percebi que eles eram mais fortes do que nós. Porque eles podiam fazer aquilo sem serem monstros. Eles eram homens, treinados, que lutavam com seus corações, que tinham famílias, que tinham crianças, que eram preenchidos de amor, mas eles tinham a força, força... de fazer aquilo.

Se eu tivesse dez divisões destes homens nossos problemas terminariam muito rapidamente. Você deve ter homens que são morais e ao mesmo tempo, capazes de utilizar seus instintos primários para matar sem remorso, sem paixão, sem julgamento, sem julgamento... porque é  o julgamento o que nos derrota."


(Mosca voa)


"Minha preocupação é que meu filho não compreenda o que eu tentei ser. E, se eu tiver de ser morto, quero que alguém vá a minha casa e conte tudo ao meu filho... tudo... tudo o que fiz, tudo o que você viu, porque não eu deteste mais do que o rastro de mentiras. E se você me compreende, Willard... você fará isso para mim."

(O texto, ao que me consta, foi feito pelo próprio Brando, de improviso)

Ps: Estou preparando algumas fichas para Death Cards. Quando aprontar, mando aqui. Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário