quinta-feira, 22 de novembro de 2012

EVENTO 24.11 - MESA GURPS 4ªEd. - APOCALIPSE 2444



Olá pessoal!

Seguindo a descrição das mesas confirmadas no evento de novembro/2012, segue o release da mesa Pós-Apocalípitica no sistema GURPS 4ª Edição, que será mestrada por Antonio Henning, estreiando como narrador em nosso evento.

APOCALIPSE 2444

Terra 2444, mais de 300 anos após do apocalipse. Não se sabe exatamente o que aconteceu, mas a maioria da superfície do planeta é um deserto sem vegetação e muito menos vida animal.
A maior parte da população remanescente retira sua existência dos oceanos e rios, vivendo da pesca. O clima é violento, completamente instável, o que torna a dependência do mar um risco constante de vida.
Além disso, a humanidade se divide em uma parte dominante, que possui poderes psíquicos, e uma parcela que têm uma resistência aos poderes. Também existe uma boa parte da população que é completamente imune ao psiquismo.

Os psíquicos tentam se aproveitar dos que são menos resistentes aos poderes, oprimindo-os. Obrigam as pessoas a fazer todo o tipo de trabalhos pesados, perigosos e indesejáveis.

Algumas comunidades, contudo, tentam se fortalecer de forma igualitária. Essas comunidades com o tempo se tornaram cidades de milhares de pessoas. A humanidade ressurge aos poucos, redescobrindo tecnologias perdidas há séculos.


É um tempo de renascimento da humanidade, se recuperando lentamente de uma grande tragédia. Até então todos lutavam apenas pela sobrevivência. Depois da volta da agricultura, começa a haver tempo para artes, cultura e diversão, entre as inevitáveis guerras que assolam as cidades.


O jogo vai começar num desses períodos de relativa paz. Ainda existem grandes problemas, como piratas que atacam tanto por terra quanto por mar, causando grande prejuízo em vidas e ao comércio. Alguns psíquicos, principalmente Telepatas, tentam dominar populações para realizar as suas vontades.


Ponto de Partida

A cidade em que os jogadores começarão a jornada já foi no passado distante, uma grande cidade. Apesar da maior parte dos enormes prédios do passado ter sucumbido ao desastre e a ruína, alguns prédios sobreviveram, mesmo que enterrados nas areias do deserto com o passar dos séculos. Lendas sobre a grande cidade subterrânea são muito populares na região, e os que se aventuram em seus caminhos tortuosos muitas vezes não retornam. Alguns aventureiros, no entanto, trazem de volta consigo valiosos artefatos preservados, como computadores e aparelhos diversos.

O lugar é conhecido por vários nomes, acredita-se que o original era “Aleskandia”, mas a cidade é mais comumente chamada de “Medi-Adjara”. A cidade é um ponto de comércio importante. Localizada próxima à uma grande quantidade de rios, que se unem à um enorme rio ao sul, tem sua costa voltada para o norte com um grande porto antigo, mas restaurado e em uso constante pelos habitantes locais.

Ultimamente tem se aproveitado as terras ao redor para a agricultura, já que há alguns anos foram encontradas sementes preservadas em um laboratório soterrado na cidade, e também em outras cidades próximas. A principal exportação da cidade nos últimos anos é de sementes para plantio. Soja, trigo, milho e outros cereais são os principais cultivos.


A cidade produz industrialmente baterias de sódio, fazendo do sal seu principal produto de importação. O sal também serve para conservar a carne, já que a tecnologia da refrigeração ainda não é algo tão comum. Pode-se dizer que o sal é usado como moeda corrente. Pouco sal é produzido nas imediações, pois as terras próximas são férteis e usadas principalmente para o plantio.
Várias pedreiras se encontram ao longo do rio, ao sul, e são a principal fonte de material para construção, e a principal fonte de lucro das cidades opressoras do sul.



Os Nômades

Khalid "O Executor" - Nômade

Tribos de nômades vagam pelos arredores de Medi-Adjara, a maioria pacífica. Tiram seu sustento da pesca e de artefatos que encontram nos arredores da cidade. Não se aventuram muito ao sul, pois é a terra dos escravistas que sempre assolam seu povo. Em tempos difíceis podem se tornar agressivos. A cultura nômade crê que a tecnologia é ruim, e foi o que causou o desastre que quase extinguiu a humanidade. Acreditam que os homens foram longe demais na época, o que rendeu um castigo dos deuses que resolveram destruir com a humanidade.

Apesar desses valores um tanto extremos, são obrigados a aceitar a redescoberta da tecnologia, pois não tem força para lutar contra isso. Os valores morais e a honra dos nômades não devem jamais ser questionadas, pois incitam a sua ira rapidamente.

O personagem nômade que pode se juntar ao grupo teve sua tribo atacada pelos escravistas do sul. Somente alguns escaparam e se espalharam pela região. Seu nome é Khalid (Imortal). Ele possui o raro dom psíquico da cura, e o mais raro dom da regeneração. Isso o fez um sobrevivente, além de um excelente guerreiro e hábil combatente, proficiente na arte da tática e estratégia.
Já liderou ataques furtivos a cidades “impuras” no passado, especialmente contra aqueles que abusam de seus poderes (algumas vezes contratado pela autoridade da cidade de uma forma discreta) mas nunca aceitou ou fez algo que vá contra os valores de seu povo.

Khalid é implacável contra seus inimigos. Se não conseguirem fugir, terminarão mortos. Também é conhecido por “O Executor” por tais feitos. Por outro lado, usa seu dom de cura sem hesitar para ajudar os necessitados.


Meta-Humanos

Um misterioso e raro tipo de indivíduo, os Meta-Humanos são pessoas que tiveram sua genética alterada com tecnologia há muito perdida. Em alguns raríssimos casos, equipamentos e drogas modificadoras de DNA foram preservadas até o presente. Em alguns casos mais raros ainda, pessoas criadas em laboratório sobreviveram em hibernação.
Hans Bayer - Meta-Humano
 Hans Bayer é um desses indivíduos. Apesar de suas modificações não serem muito extensas, elas são voltadas completamente para o combate. Um projeto para a criação de um super-soldado. O principal elemento de sua transformação é a sua capacidade de regenerar seus ferimentos muito rapidamente, e uma blindagem sub-dérmica implantada diretamente no seu corpo.
Hans foi projetado para combates com arma de fogo, à distância. Possui um rifle de aceleração magnética (Gauss Rifle), com dois modos de uso:
rifle de assalto e de precisão. Como a arma não usa pólvora, e seus projéteis são pequenas balas de aço, de fácil fabricação.

Outras modificações formam proteção contra agentes químicos e também resistência à radiação.

Psicologicamente Hans foi incutido com a necessidade de eliminar seu inimigo a todo custo, e não apenas deixá-lo ferido. Possui um instinto que o leva a seguir as leis e a ordem da sociedade e o encarrega de ajudar a defender a humanidade. Como sua mente foi programada, não possui criatividade ou senso de humor, o que é desconcertante para os outros, mas as extensas modificações mentais e corporais lhe conferem imunidade ao psiquismo.
Este personagem é amigo inseparável do extraordinário explorador Han Jones.


Os Monges Andarilhos

Uma ordem que viaja pelo mundo inteiro, resolvendo os problemas em cada local que passa. Essa é a melhor descrição dos Andarilhos. Lutam contra a tirania e a opressão que é a maior praga da humanidade no momento. Possuem um código de conduta extremamente restrito:
Devem ser honestos, seguindo a lei e não proferir falsidades. Só devem atacar se forem atacados ou em defesa de outros. Devem ajudar a qualquer pessoa em necessidade. Além disso, a maioria é ascética, acredita na purificação do corpo e da alma através do afastamento dos confortos da sociedade e não podem possuir nada além do essencial.

Monges da Ordem dos Andarilhos

Wong Li - Monge Andarilho

A sua crença principal é que desviando do caminho que seguem podem ser punidos com a perda de seus poderes. A sua religião em geral é um misto do Hinduísmo, Budismo, Shintoismo, e aspectos Deterministas.

O personagem dessa ordem que pode ser jogado é Wong Li. Ele possui o poder psíquico do Teleporte (um raro dom) e da Telecinese. Os aprimorou e adaptou para o combate, usando o Teleporte para se esquivar e se aproximar do inimigo, enquanto sua Telecinese aumenta consideravelmente a força de seus golpes, o ajuda a saltar muito mais alto e longe do que o normal e a disparar projéteis contra os inimigos distantes.

Li além dos valores impostos pela sua ordem também é uma pessoa generosa e prestativa. Ele também tomou um voto (comum em sua ordem) de nunca empunhar uma arma letal. Em combate ele é capaz de golpes e manobras consideradas impossíveis por praticantes comuns de arte marcial. Seu estilo escolhido é o Wing Chun, e ele usa a técnica de pontos de pressão para debilitar seus oponentes.

Os Pesquisadores

Num mundo em que a tecnologia vem sendo redescoberta a cada instante, os raros gênios capazes de entender e consertar os artefatos do passado, além de recriar seus efeitos são muito valorizados. A mais importante tecnologia para Medi-Adjara e qualquer outra cidade é a eletricidade.
A geração elétrica é feita a partir de carvão, mas a tecnologia não é confiáveis, pois recicla muitas peças antigas. A principal fonte de energia é solar e eólica. Devido ao clima severo, contudo, não é incomum que uma tempestade de areia cubra painéis e espelhos solares ou destrua turbinas eólicas.

Nick Tesla - Pesquisador
Personagem chave na implementação de sistemas de transmissão e geração de energia, Nick Tesla é um dos personagens jogáveis. Ele possui poder psíquico sobre o fluxo de eletricidade, podendo direcionar eletricidade de fontes de energia próximas na forma de raios, para atacar seus inimigos. Também consegue interpretar dados digitais em sua mente, de forma um pouco limitada, mas útil. Pode controlar a propagação da luz, tornando ele e os que estiverem próximos invisíveis.
Suas habilidades se estendem a todo o conhecimento científico teórico, o que o torna uma pessoa conhecida e requisitada com frequência.
Infelizmente, pela natureza de seus experimentos a sua reputação não é boa, e ele mantêm seu laboratório fora da cidade. Com o tempo seu corpo se adaptou tão bem à eletricidade que ele não precisa mais comer, aliás seu corpo agora depende da eletricidade para viver.


Os Telepatas

Temidos, odiados e caçados, os que possuem o poder Telepático são sempre vistos com desconfiança pelos demais. Os únicos que estão completamente à salvo de suas garras mentais são os imunes ao psiquismo.
Sua fama foi adquirida porque desde o século passado eles se utilizam de seus poderes para escravizar e dominar mentalmente grandes números de pessoas, especialmente quando munidos de uma tecnologia antiga e rara que amplifica seus poderes telepáticos. Alguns induziam seus “servos” a serem completamente submissos, somente por questão de segurança, outros se aproveitavam disso para se proclamarem deuses superiores aos demais mortais.

Mas essas cidades-império estão sucumbindo. Devido ao fortalecimento do norte, a concentração das “Ditaduras Telepáticas” ao sul vem se erodindo nas últimas décadas. Um fruto dessa realidade é a personagem jogável Oni Neferet, uma Telepata que, após encontrar um colar amplificador telepático, saiu de sua cidade e fundou o berço do que seria seu império, a cidade de Gesa. Esse artefato era diferente dos demais amplificadores, e o seu grande poder trouxe muitos seguidores de todos os lugares, para a sua cidade.
Oni Neferet - Telepata

Durante cinco anos seu micro império prosperou. Mas as suas incursões em outras cidades do sul e do norte logo levaram à sua ruína, e ela teve que fugir durante a queda de seu efêmero império. Tentou ocultar a sua identidade e se dirigiu à cidade de Medi-Adjara, onde podia recomeçar seus planos de dominar a humanidade. De uma hora para outra seu amplificador mental parou de funcionar, e ela foi reconhecida e capturada. Tida como uma pessoa extremamente perigosa, está presa em um calabouço subterrâneo há mais de um ano, aguardando o julgamento pelos seus crimes.

Nenhuma de suas vítimas ousou desafiar a sua “Deusa”, testemunhando contra ela, o que atrasa o seu julgamento até então, por medo de terem pego a pessoa errada. O colar amplificador é impossível de ser removido de seu pescoço, é feito de um material praticamente indestrutível e não possui nenhuma forma óbvia de ser destrancado.

Oni é uma pessoa extrema. Sádica, cruel e obcecada em reaver seu poder. Manipuladora, se faz de inocente e diz que pegaram a pessoa errada. Não hesita em usar seus poderes telepáticos ou sua beleza para obter a aprovação dos outros, e é bastante hábil com eles.


Han “Ayman” Jones, Explorador Extraordinário
Han "Ayman" Jones
Personagem interpretado pelo Edson, Han Jones é um aventureiro e explorador. Com seu inseparável companheiro Hans Bayer, acaba se envolvendo em buscas de artefatos e tecnologias antigas todo o tempo. Isso lhe rendeu frutos e fama.

É dono de um veículo extraordinário, nomeado de Millenium. A Millenium é um hovercraft abastecido por um reator nuclear. É o veículo mais rápido sobre a água ou terra de que se tem conhecimento. Han a recuperou de uma construção antiga em uma terra fria ao norte, muito distante de Medi-Adjara, onde também encontrou e libertou Hans de sua longa hibernação. O fato de possuir tal veículo atrai atenções desejáveis e indesejáveis ao longo de suas explorações.

Han é conhecido por sua incrível sorte e capacidade de escapar de situações extremamente complicadas, o que lhe rendeu o apelido de "Ayman" (sortudo) entre os locais. Muitos os chamam de "Dr. Ayman". Suas várias aventuras também já o puseram em contato no passado com Oni, Khalid, vários dos Monges Andarilhos incluindo Wong. O único em que confia (mais ou menos) para reparar a Millenium é Nick, que normalmente lhe cobra em artefatos tecnológicos antigos.



Por Edson Sorrilha.

Créditos: Antonio Henning

Nenhum comentário:

Postar um comentário