terça-feira, 2 de abril de 2013

Os Tripodes: Trilogia de FC Muito Bacana

"Os Trípodes" (The Tripods) são uma trilogia de FC de John Christopher (pseudônimo de Samuel Youd)que giram em torno de uma invasão alienígena e da luta de adolescentes para expulsar os inimigos para fora do planeta.

Até aí, ok, mais do mesmo, MAS... a série tinha algumas coisas bastante originais.

Primeiro, a invasão não foi feita tanto na base da força militar, mas sobretudo através do controle mental.

Os seres-humanos, ao completar 14 anos eram "entoucados", ou seja, recebiam um "implante" de controle alien, em uma cerimônia que marcava a vida entrada na vida adulta de uma pessoa, que passava a ser bem mais passiva, conformada e menos inventiva do que uma pessoa normal.

Para os adolescentes não-entoucados a cerimônia apresenta-se como objeto de desejo tanto quanto de medo, uma vez que era perceptivel a mudança de
comportamento de amigos pós-entoucamento.

Em segundo, os aliens em si não aparecem de pronto. Somente suas máquinas, os gigantescos Tripodes (o autor fã de H.G. Wells) aparecem de forma um tanto opressiva boa parte do tempo.

E, por fim, a sociedade é quase medieval, uma vez que qualquer tecnologia após revolução industrial é totalmente destruída e mal-vista.

Neste cenário surge Will, o protagonista, que junto com amigos, atravessa o mar da Inglaterra para  o continente europeu em busca de um refúgio nas "montanhas Brancas" (Alpes Suíços)onde um grupo escondido de rebeldes humanos se esconde e tenta reverter o quadro da invasão.

Uma das grandes sacadas do livro é descrever  os vestígios de nosso mundo aos olhos de um adolescente quase medieval, que fica maravilhado com relógios de precisão tanto quanto acha a idéia de "se usar vapo para mover objetos" dada por um amigo, um bocado estúpida.

O primeiro livro se encerra com o final desta busca e se chama "As montanhas Brancas" (White Montains")e  o segundo é "A cidade de Ouro e Chumbo, onde uma missão de reconhecimento em uma cidade alienigena ocupa boa parte da trama. O grande trunfo do livro, aqui, é a descrição da sociedade alien, e a boa construção da cultura e da fisiologia que estes invasores teriam (como sua preferência para objetos multiplos de três, em vez dos pares que nós, bípedes, preferimos), pequenas dicas de rituais de acasalemento, política e religião.

O Terceiro livro é "O pço de fogo" (ou "O Charco de Fogo")que descreve um engenhoso plano de destruição dos alienigenas, mas é  o livro mais fraco da triilogia principal.

Um "quarto" livro, na verdade uma "prequel", chamada "quando os Tripodes Vieram, é uma tentativa do autor com sucesso relativo, de explicar, afinal, como aliens que não dominavam maquinário aéreo teriam, afinal, invadido a terra. Vale a pena, mas só para fãs.

Os livros foram um relativo sucesso, resultando em um seriado da BBC (só duas temporadas), o mais caro da história da rede, aliás, devido aos custos de efietos especiais (fracos para os dias de hoje, mas certamente suficientemente bem feitos e trabalhados para  o inicio dos anos 80).
Está série me rendeu uma excelente mesa de RPG usando o "Dredd" para a prequel (ideal devido a tensão que queria gerar nos jogadores - todos adolescentes de 11 a 16 anos), mas certamente a trilogia oficial dá uma excelente campanha de RPG "low tecnology".

Usando tecnicas narrativas de estranheza (como descrever um carro como "uma carruagem sem cavalos", ou gigantescas construções por quilometros sem fim para falar de uma cidade como Paris, ou mesmo "estranhos ovos pesados em um tuinel debaixo da terra" para falar de granadas encontradas em um metrô abandonado, dão um bom clima.


A cultura, exótica e estranha, dos "tripodes" também dá espaço para uma estranheza agradável nos jogadores, sobretudo porque quase ninguém com menos de 35 anos deve conhecer a trilogia. Devo usar Gurps para isso, creio 9lembre-se de minimizar  o uso de armas e combate para os personagens).

O seriado e as capas dos livros facilitam enormemente a parte de referêncial visual, mas aconselho que os tres livros principais sejam lidos ANTES de se iniciar a campanha 9ou ao menos, os dois primeiros).

Houve também uma série em quadrinhos, mas não consegui ler muita coisa e parece mediana, somente.
"Feliz Dia do Entoucamento!"
Em português os livros foram publicados pela coleção "Volta ao Mundo", mas não localizei a editora. Aqui há um link do livro a venda em um SEBO, se ajudar, em São Paulo. O "prequel", no entanto, não localizei (tenho uma edição de bolso em inglês, somente).

É possivel comprar os livros "eletronicos" na amazon, pelo que chequei, e recomendo, porque são dificieis de serem encontrados mesmo em sebos (mas é em inglês).


O seriado é, possivel de ser comprado em DVD (2 temporadas), mas tbm podem ser assistidos no Youtube (em inglês)desde  o primeiro episódio (coloquei um para verem como era). Não se assutem com o visual descolorido, já adianto.

A quem se aventurar, de narrar,  ler ou de assitir, bom divertimento.

Brega Presley

Faixa Bônus: O Culto dos Tripodes:
Este documentário (em inglês) fala rapidamente sobre a realização do seriado, as diferenças que queriam ter para com o já popular "Doctor Who" e como driblaram alguns problemas técnicos "roubando" material de colega,s hehehe. Abraços

Um comentário:

  1. Fiz o máximo para não repassar spoilers, aqui, então me perdoem outros f~ças por alguma eventual omissão

    ResponderExcluir