sexta-feira, 12 de abril de 2013

Imagens de "Ender´s Game" (O Jogo do Exterminador) saindo

Esse trailer é fake, mas  o filme está mesmo sendo produzido

Um dos melhores livros de Ficção Científica de todos os tempos, "Ender´s Game" (aqui lançado como "O Jogo do Exterminador")deve ser lançado ainda este ano.

Comentei sobre isso, uns meses atrás, mas agora, relendo o primeiro livro e um que conta uma história paralela ("Ender´s Shadow") voltei a me empolgar.

Ao todo são uns 11 livros, mais meia duzia de minicontos, abordando diferentes aspectos no futuro e no passado, bem como no presente" do livro inicial (e não li todos ainda, mas vou tentar fazer isso antes do filme).

Traduzido para  o português somente três livros:O Jogo do Exterminador, Orador dos Mortos e Xenocídio (pode ser que tenham traduzido mais algum, mas não encontrei), mais o conto original "Ender´s Game" que saiu em alguma Isaac Azimov Magazine.
"O Portão do Inimigo é Para Baixo!"


Ender Wiggin é um "terceiro", um filho caçula de uma familia que já tinha o numero máximo de crianças permitida (2), mas que parece ser geneticamente promissor e é permitido pelo governo. Seus irmãos , Peter (um quase sociopata) e Valentine (uma Maggie Simpson) são, respectivamente, violento demais e gentil demais, mas Ender é um promissor candidato a crescer e se tornar um gênio militar, em uma possivel invasão dos alienigenas Insecta, que já atacaram a Terra por duas vezes.

Ele é enviado para uma escola militar em orbita onde é continuamente desafiado pelos professores a desenvolver todo seu potencial. E isso ocorre na base do "vamos colocar todos os alunos contra ele".

Em muitos aspectos o livro lembra um bocado o excelente "Senhor das Moscas", ao tratar de uma sociedade prioritariamente de crianças e seus papeis sociais (os adultos estão na estação, mas tem importancia enquanto supervisores, somente).  Ambos os livros parecem uma negação dos ideais russonianos, já que as crianças são personagens complexos, capazes de atos violentos tanto quanto afetivos, e parecem compreender a natureza dos jogos de forma nada inocente.

A diferença é que neste os adultos não trazem a ordem para a molecada, mas os estimulam a serem ainda mais FDP.
Simbolos de alguns dos "exércitos" de crianças nas salas de Zero G.

A história é bem fechada, e apesar dos combates em gravidade zero e boas subtramas políticas e teorias conspiratórias, que devem funcionar bem em um roteiro cinematográfico  e cenas de ação, boa parte do livro é ligada a percepções pessoais principalmente de Ender (em uma estação em órbita onde as crianças treinam).  Estas já não devem funcionar tão bem e mesmo que  o filme fique bom, recomendo fortemente  o livro.

Um outro ponto alto do filme devem ser as imagens de um jogo de fantasia que as crianças jogam, em uma espécie de "lousa" computador e troca de mensagens eletrônicas (sim, o livro, escrito na década de 80 prevê os tablets e as redes sociais), que, como tudo na história, tem uma série de elementos bem mais significativos do que a aparência.

Gostaria de saber como vão fazer o visual dos aliens, os "Insecta" e como serão as eventuais imagens de batalhas espaciais.



PS: Han Solo, aka Harrison Ford, está no filme!
Bom sinal.

Ps2: Inicialmente deixei o video acima como sendo do filme. Cai nessa, mas está bem feito, então deixo ele aí até ter um trailer "honesto".
Agradeço ao Marcos Bolton por me avisar do engano e evitar que persistisse no erro.

Braços.

Brega

3 comentários:

  1. Sem querer ser chato mas você sabe que esse trailer é fake né? Tem cena de Starship Troopers e Ameaça Fantasma.

    ResponderExcluir
  2. Chato nada, Salsa. Não sabia. Só agradeço.
    Agora, o filme DE FATO vai sair, e tem algumas imagens já saindo. Vou corrigir a postagem e o título. Valeu.

    ResponderExcluir
  3. Este filme foi recomendado por minha irmã me disse que era um dos melhores filmes que eu vi e vejo que ele estava certo . Além disso, eles sabem a maioria dos atores , o papel de Ender é ótima.

    ResponderExcluir