quarta-feira, 15 de maio de 2013

RPG em Educação Escolar: Aulas de História

O texto que se segue abaixo é da historiadora Cecilia Schubsky, que leciona história no colégio Oga Mitá, aqui no Rio de Janeiro. Ele foi transcrito a partir de uma matéria no jornal da escola (Infogamitando - ano XXIV - no 3, de 2 de maio de 2013)votlada para pais e achei especialmente interessante e reproduzo (com autorização da escola e da autora).

Pensando história através de desafios práticos:
( Cecilia Schubsky)
                “A história dos povos sem escrita – Neste trimestre a turma Waiwai (6º ano) começou o estudo sobre os primeiros seres humanos que povoaram a Terra. Para isso, foram propostas algumas atividades-problema de forma a facilitar que os alunos percebessem alguns procedimentos que a humanidade viveu.

                Inicialmente fizemos o desafio de sobrevivência, em que construí uma narrativa semelhante a um jogo de RPG. Nessa narrativa os estudantes deveriam imaginar um grupo de pessoas composto por três adultos, duas mulheres, um homem idoso machucado e duas criançasse perdeu em um ambiente semelhante à savana africana. O desafio era fazer com que esse grupo sobrevivesse.

                Abrimos a discussão para a turma e produzimos um registro coletivo sobre  o que todos os estudantes pensavam acerca de quais seriam os requisitos básicos para a sobrevivência desse grupo. Concluímos que precisariam de água, alimento, abrigo e uma maneira de cuidar do homem idoso. Alguns estudantes ressaltaram que o idoso, apesar de ferido, deveria ser  o mais sábio, pois ele tinha mais experiência de vida que os demais. Lembramos, também, que era preciso cuidar e proteger os mais novos, para isso o grupo deveria se dividir, cabendo a uma mulher cuidar do idoso e das crianças enquanto os outros iriam em busca de abrigo e alimentos. A garotada ressaltou que esse grupo precisaria de instrumentos e armas que possibilitassem a caça e a defesa dos ataques de animais. Nesse momento surgiu um problema: como fabricar os instrumentos que eles precisavam?

                Muitos fãs de videogames lembraram do jogo “Mine Craft”, no qual um boneco luta para sobreviver e colonizar um ambiente hostil. Nesse momento o contato com esses videogames ajudou muitos deles a pensar sobre a questão da sobrevivência a partir dos desafios enfrentados pelos personagens. Houve quem lembrasse de séries como “Lost” e “Walking Dead”. O bate-papo foi bem rico, em que todos quiseram participar. Houve até quem ficasse chateado por não conseguir falar tudo aquilo que queria, afinal o tempo passou muito rapidamente.

                Outro grupo ressaltou que o fogo seria essencial para a sobrevivência dos nossos aventureiros. Porém, mais uma vez, a dúvida  surgiu: como produzir fogo?

                Todos alegaram que produzir as armas e o fogo era fácil, pois bastava pegar galhos e pedrinhas. Assim surgiu a ideia do segundo desafio: Cada um deveria produzir um instrumento ou uma arma usando somente os recursos da natureza. Para tanto fizemos um passeio no entorno da escola, onde os estudantes coletaram galhos, pedras, bambus e cipós. Inicialmente, cada um tinha a intenção de fazer um instrumento bem sofisticado: Lanças com pontas de pedra bem afiadas, estilingues, machadinhas, varas de pesca... As ideias eram muita. À medida que trabalhavam, perceberam que a tarefa não era tão fácil assim. Faltavam elásticos para os estilingues, os cipós não amarravam direito, as pontas dos machados caiam. As idéias iniciais tiveram de ser substituídas, e no dia da apresentação tivemos muitas pontas de lança, bengalas e espadas de madeira.

                Três estudantes não resistiram e acabaram incorporando barbante, cola e cordões aos seus instrumentos, pois, como eles declararam, era impossível fazer sem eles. Saldo final: todos quiseram repetir a proposta, porém dessa vez usando instrumentos modernos para auxiliar no trabalho.

                Sobre a tarefa, a turma concluiu que a vida dos primeiros habitantes do planeta não era nada fácil, pois “eles tinham que inventar tudo, do zero, não tinha nada para ajudar”.

Foi uma experiência muito rica, que permitiu que refletíssemos não só sobre a vida dos primeiros humanos do planeta, mas também sobre  o que é tecnologia”

=================
Breve discussão:
O interessante no trabalho da educadora é não apenas ter se baseado no "role play", mas não ter se limitado a experiêncioa de mesa do jogo, e extrapolado a ferramenta para uma dinamica mais rica (praticamente um Llive Action"). O resultado não poderia mais satisfatório, já que teve como resultado fazer os alunos, após se "colocarem na pele" de nossos ancestrais, compreenderem de uma maneira mais profunda não apenas o periodo estudado, mas igualmente poderem refletir sobre o nosso presente e a nossa profunda dependência de tecnologia nos níveis mais básicos de existência para garantia de vida


Ao mesmo tempo muito me agrada que o RPG possa ser uma uma ferramenta das mais versáteis no ambiente escolar. Seu uso em matemática, leitura e escrita, uso de bilbioteca,  linguas estrangeiras, arte, filosofia, geografia e, claro, história, mostram que a sociedade só tem a ganhar com um aumento de jogadores, e que é possivel, com um pouco de imaginação e capacidade, fazer muito mais pelos estudantes nas escolas.

Tenho o privilégio de ser pai de um dos alunos que participaram do projeto citado no texto, e só tenho elogios para a iniciativa. Afinal, se nos periodos pré-históricos (não se usa mais este termo, conforme meu filho me ensinou, mas sou meio paleolítico para essas coisas), ou pré-escrita, as pessoas já se sentavam em uma roda para contar e ouvir histórias, aprendendo hábitos, costumes e trocando experiências sobre coisas úteis, mesmo nas narrativas mais divertidas, não há nenhuma razão para que o RPG, descendente direto desta prática, não possa nos servir, mais de 10.000 anos depois, ainda da mesma forma.

Nota 10 para a escola e para a professora.

10 comentários:

  1. Excelente artigo, Brega! Essa postagem e esse texto devem ser espalhados por aí, quem sabe mais escolas não aderem!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Diogo. Uma das coisas que me fez querer reforçar o bom uso do RPG foi inclusive uma fala sua, de umas semanas atrás, sobre a necessidade exatamente de mostrar como o RPG foi benéfico na vida dos jogadores hoje adultos.

    Mas, independentemente disso, achei a proposta e a execução bem bacanas, e vi o resultado, enquanto pai, de pertinho. Só elogios.

    ResponderExcluir
  3. Sensacional... tive uma experiencia única a muitos anos e por acaso/sorte numa escola de ensino fundamental, aonde narrei ( me baseando no material didático da turma ) o fim da revolução francesa para eles.

    E todos tiraram 10 na prova.

    Sem dúvida RPG tem muita a oferecer nesse e em vários outros ramos.

    Excelente matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandropug, como utilizou o RPG? Depois descreve , por favor, que fiquei curioso.

      Excluir
  4. Em 2008 com uma turma de 5ª Série desenvolvi um projeto interessante. Estava falando sobre o escravismo e o imperialismo na antiguidade. Propus que os alunos em grupo de 5 fizessem em uma cartolina um mapa do mundo antigo em volta do mediterrâneo, marcamos com um ponto a localização da mesopotâmia, Egito, Grécia, Roma, etc. Quadriculamos o mapa e fizemos pecinhas coloridas para cada império. Em cada rodada cada jogador que possuía 10 peças podia mover 3 casas com todas as peças, quando se confrontava com um soldado inimigo jogavam um dado, quem tirava o número mais baixo retirava sua peça do jogo, quando se colocava um soldado sobre o ponto que marcava a civilização de um inimigo este retirava todas suas peças e o conquistador ganhava mais 10 peças. Lógica do jogo, com a produção na base de escravos, a conquista de novas terras e novos escravos criam a possibilidade de um aumento na produção, um crescimento da população e o crescimento dos exércitos, da mesma maneira que a expansão se torna necessária para suprir este aumento com mais terras e mais escravos e para se proteger dos impérios vizinhos. Assim com as civilizações do mundo antigo, baseadas no escravismo ocorreu um movimento de conflitos que levou das pequenas primeiras civilizações aos grandes impérios do final do antiguidade. As crianças jogaram entusiasmadas por duas horas seu novo jogo, levaram para a casa e compreenderam perfeitamente o movimento de expansão dos impérios na antiguidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, bem legal esta atividade. Mandou bem, meus parabéns.

      Excluir
    2. Leandro, gostaria de dialogar contigo para ampliarmos e aprimorarmos esta ideia (que eu achei fantástica), bem ao estilo do jogo war. Entra em contato comigo pelo face (Josei Fernandes Pereira) e vamos conversar, ok?

      Excluir
  5. Cara a Cecy mandou muito bem! Ela é fooooooda mesmo! Ótimo post Brega! Manda um mega beijão para Cecy!

    ResponderExcluir
  6. Dá aulas pro Bê, Lucianão.
    A gente pode ficar sussa com uma professora assim, bicho.

    Pedagogia bem aplicada, associada a um bom conhecimento da matéria, faz muita diferença.

    Eu e a Pat estamos para lá de satisfeitos com a equipe de professores. Recomendo a escola para quem procura escola aqui no Rio (e não, infelizmente não ganho desconto de mensalidade pra falar bem, hehehehe).

    Aguardo com expectativa ver VOCÊ dando aula de história, guri.

    ResponderExcluir
  7. Aos leitores que cairem na postagem por acaso, mas estiverem procurando textos relacionados a RPG e educação, montei um tempo atrás uma pequena lista de sugestões no link abaixo:

    http://saiadamasmorra.blogspot.com.br/2013/02/trabalhos-e-pesquisas-sobre-o-rpg-em.html

    ResponderExcluir