sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Mesa de Sci-fi para outubro: The Babylon Project!

Olá pessoal!

Babylon 5
Este mês levarei ao nosso querido Saia da Masmorra uma mesa de um sistema que eu realmente duvido que alguém conheça. Se chama The Babylon Project. Esse foi o primeiro (e difícil de encontrar) sistema de RPG oficial da série de TV Babylon 5.



Mesmo que não conheça pouco (ou nada) sobre a série, sinta-se bem-vindo para explorar uma situação de intriga e investigação, com um pano de fundo de Ficção Científica!

História


Em um determinado momento, a humanidade entrou em contato com outros seres inteligentes na galáxia. O primeiro contato foi com os Centauri, uma raça muito parecida com os Humanos. Logo, através dos Centauri, adquiriram tecnologia para viajar entre as estrelas.

Com as constantes guerras (inclusive a guerra contra os Dilgar, liderada pela Aliança Terrestre) e disputas militares no cenário galático, a ideia do Projeto Babylon surgiu, mas foi deixada de lado inicialmente. Até que a humanidade teve seu primeiro contato com os Minbari, uma misteriosa raça que se mantinha alheia aos assuntos das raças mais jovens.



Livro Básico de Regras
Nesse primeiro contato, por um trágico mal entendido, as naves da Aliança Terrestre dispararam contra as naves Minbari e causaram grandes danos a nave principal de sua Frota. A nave levava o Conselho Cinza e seu líder, Dukhat, que foi morto durante o ataque. Isso despertou uma fúria sem controle nos normalmente pacíficos Minbari, que juraram destruir todos os humanos em uma grande cruzada para vingar seu líder.

A tecnologia superior dos inimigos logo ficou evidente. Apenas uma nave Minbari foi destruída durante toda a guerra. Mas, em meio à batalha final de sua guerra, conhecida como "Batalha da Linha", a  mais sangrenta da guerra, os Minbari se renderam.

Depois da quase extinção da humanidade, o Projeto Babylon renasceu. Era necessário um lugar neutro para que pudessem se resolver as diferenças entre as raças de forma pacífica.

Infelizmente as três primeiras tentativas de construir a estação falharam por sabotagens realizadas por organizações anti-alienígenas terrestres. A quarta estação, muito bem guardada pelos militares e pesadamente armada, teve a sua construção concluída, mas desapareceu completamente sem deixar rastros, 24 horas após ter sido completada. Nesse ponto não se conseguiu justificar politicamente o custo de inciar a construção da quinta estação.

No entanto, o Senador Natawe, idealizador do projeto, contactou outras raças para adquirir os fundos necessários para convencer o senado a tentar mais uma vez. Surpreendentemente, desta vez os Minbari concordaram em ajudar com uma grande parte do orçamento necessário. Os Centauri e os Narn seguiram-se, convencendo o senado a aprovar o projeto.


A Aventura


O ano é 2256. A tentativa final do Projeto Babylon está em andamento. A construção da Babylon 5 se aproxima da metade. Uma comitiva formada por representantes das raças que formarão o Conselho uma vez que a estação estiver concluída, viaja para inspecionar e observar sua construção.

Delenn
Os personagens são participantes dessa viagem histórica. A imprensa cobre de perto a história, pois a confirmação de sabotagem (sem falar no misterioso desaparecimento da quarta estação) durante a construção das três primeiras estações promete um possível furo jornalístico de nível interplanetário. Representando as três raças alienígenas com grande influência no cenário galático, um diplomata Narn, um Centauri e Delenn dos Minbari se unem à comitiva.

Muitos vêem a viagem como uma necessidade publicitária, uma justificativa para a insistência do Projeto Babylon. A humanidade (e as outras raças) não acreditam no sucesso do projeto.

Personagens dos Jogadores


Major Hans Bower - Chefe da Missão

Hans é um oficial das Forças Terrestres (Earthforce) que foi encarregado como chefe executivo da missão. Ele é um oficial carismático e sempre procura resolver as coisas sem o uso da força.

Um Oficial da área de Engenharia Militar, que durante as Revoltas Marcianas conseguiu conciliar as necessidades e apelos civis gerando o mínimo de atrito e violência. Foi chamado para liderar a missão dada a recente tensão e guerra com os Minbari.

Rodrigo Alves - Engenheiro Aeroespacial


Um experiente técnico de Engenharia Aeroespacial. Foi chamado para supervisar o perfeito funcionamento dos sistemas da nave que vai transportar a comitiva.

Apesar do Projeto Babylon ter sido entregue à competência militar, uma das prioridades da viagem é mostrar que a Babylon 5 não será uma estação de guerra, o que gerou a necessidade de minimizar a quantidade de militares na equipe. Rodrigo era alguém em quem podiam confiar, dado que serviu durante 3 anos nas Forças Terrestres, e apesar de não ter seguido carreira, não há manchas em seu histórico.

Richard Johnson - Telepata Comercial


Richard possui o dom da Telepatia. Ele é um telepata comercial filiado à Psi-Corps (como exigido pela lei terrestre). Seu dom pode ser útil durante a missão.

Humanos desconfiam fortemente de telepatas em geral, mas, para representar os interesses da sempre politicamente influente Psi-Corps (sob desculpa de "uma camada de segurança extra"), Richard foi escolhido para participar da comitiva. As Leis da Aliança Terrestre (e da Psi-Corps) o impedem de ler o pensamento de qualquer pessoa sem autorização, mas sempre existe a possibilidade de um scan "involuntário".


Fasteen
Fasteen "Wind Sword" - Minbari Casta Guerreira


O único outro Minbari presente, Fasteen é um guerreiro extremamente competente. Ele vai com a missão de ser o guarda-costas de Delenn.

Dada a desconfiança de muitos Minbari com relação aos Humanos, houve a necessidade de um guarda-costas, apesar da insistência da Embaixatriz Delenn em recusar. Após muita insistência ela concordou em ter apenas um segurança. Lhe foi designado um dos melhores guerreiros. Fasteen, apesar de jovem foi muito bem treinado nas artes marciais Minbari.

Ru'Dac - Diplomata Narn


Ru'Dac
Um Narn que ajudou os humanos na guerra com os Minbari, transportando e vendendo armas para a Força Terrestre que se encontrava sem aliados no seu momento mais desesperado.

Devido à perda de sua família inteira durante a ocupação do seu planeta pelos Centauri, Ru'Dac não tinha mais laços com seu planeta, e não desejava manter a arriscada profissão de contrabandista, apesar de ter lucrado muito com isso. Com a influência que tinha conquistado com seus amigos Humanos, lhe foi oferecida a posição de Diplomata na Terra.


NPCs Importantes


Jano - Diplomata Centauri

Jano é um Centauri que ao contrário da maioria, apoia o fim das hostilidades de sua raça com as raças menores, principalmente os Narn. Jano é um dos maiores simpatizantes com o atual imperador.

A um alto custo político para ele e sua família, é um raro defensor da paz entre uma raça que só pensa em reconstruir as glórias do império. Foi um grande apoiador do Projeto Babylon.

Stephen Franklin - Oficial Médico



Stephen tem boa experiência em xenobiologia, sendo uma ótima escolha médica para uma missão com aliens. 

Além disso, é fato conhecido que durante a guerra com os Minbari, mesmo tendo informações biológicas sobre os inimigos, se recusou a fornecê-las devido ao seu juramento médico e foi preso por esse motivo.




Como será a Aventura


À bordo da Artémis, uma nave de cruzeiro de luxo da classe Asimov, os personagens se encontram numa viagem de alguns dias até Proxima III, o local de construção do Projeto Babylon.
Cada um dos personagens terá informações privilegiadas, que podem ou não compartilhar com os outros jogadores. 

Alguns personagens possuem objetivos paralelos ao da comitiva. Como lidar com esses objetivos durante a missão será a responsabilidade de cada um dos jogadores. Com as tensões entre as culturas que estão na viagem, é favorecido um clima de intriga que pode trazer perigos inesperados...

Nota para os fãs de Babylon 5


Essa aventura não se propõe a ser 100% fiel em termos de personagens e ambientação, e apenas ser uma situação de RPG divertida. Algumas imagens e personagens foram usados fora do contexto da série.


Saudações rpgísticas,
  Antônio "Wizard" Henning

5 comentários:

  1. (Entrando de voadora)
    Putz, sempre quis jogar Babylon 5. Se o telepata não estiver tomado, estou na fila. :P Mas jogo com praticamente qualquer um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinta-se bem vindo à mesa! Icarus, os personagens são escolhidos por ordem de chegada, então eu sugiro que você chegue cedo!
      Fico feliz em encontrar um fã da série!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo tranquilo por aqui! Fábio, ainda devo fazer uma resenha do sistema e postar aqui. Mas posso lhe dizer que o sistema me agrada no sentido em que reproduz várias coisas que aconteciam na série. (E não me agrada em algumas ou outras coisas).
      Inclusive estou pensando em usar ele como genérico para regras realistas mais leves em eventos futuros. Vou dar uma olhada nesse Millenium's End, que não conhecia. Mas parece que como derivação deste, o Babylon Project não é tão complexo assim.
      De qualquer forma, se estiver com vontade de jogar, aparece lá!

      Excluir
    2. Repostando o comentário que gerou a resposta acima, pois um mala estava citado no post e estava fazendo mimimi para ser desvinculado:

      Antonio, blz? Eu tenho o Babylon Project. Mas acabei trocando o GURPS High Tech. O livro é bonito mas o sistema n me agradou. É uma derivação do sistema do Milleniun's End, desenvolvido pelo Charles Ryan (q depois escreveu o D20 Modern). O sistema do ME é mto original e impressionante, especialmente as regras de combate, dano e ferimentos - beeeeem complexas - e, mais ainda, as transparências usadas sobre silhuetas p resolver ataques a longa distância: um sistema realmente genial, na minha opinião!

      Excluir