segunda-feira, 31 de março de 2014

JOGANDO RPG COM MONSTROS - O OUTRO LADO DA MOEDA.

Olá amiguinhos!

Sabemos que nem só de aventureiros, heróis e caçadores de tesouro vive nosso amado RPG. Muitas vezes, seja em cenários épicos, de fantasia medieval, ou até mesmo na linha entre o moderno e o futurista, as criaturas e monstros que deveriam pelo senso normal ser combatidas, acabam tomando o papel de protagonista de jogos, filmes e livros.

Os monstros, inimigos naturais nos jogos e literaturas, muitas vez trazem elementos interessantes, que dão certo conteúdo a trama, e se bem conceituados, trazem excelente personagens para as mesas de RPG. É certo que a relevância do tema possui uma linha irregular, e sua aplicação depende muito do momento literário ou cinematográfico, que são as fontes que aguçam as ideias de personagens na cabeça da maioria dos jogadores.

E pensando nisso claro, algumas empresas desenvolveram sistemas e suplementos próprios para o jogador a busca desse tipo de personagem, alguns para os jogos clássicos como os da linhas da White Wolf e D20, outros para jogos mais divertidos (pois a temática permite essa flexibilidade) como no caso de Ork! e Kobolds At My Baby. Então, o que lhes trago agora são algumas sugestões de sistemas/suplementos que adequam da melhor forma a abordagem da temática na sua mesa:


MUNDOS DAS TREVAS

Em se tratando de jogar com criaturas, neste caso do mundo das trevas, a White Wolf é pioneira no assunto a 20 anos. O cenário é a Terra como nós conhecemos, e por trás do véu, criaturas como Vampiros, Múmias e Licantropos tentam dominar as "trevas" numa luta constante pela sobrevivência. Talvez, seja o cenário mais atípico em termos RPGíscticos, pois os protagonistas do jogo, são aqueles que normalmente seriam os antagonistas. Como deveria de ser, o tom do cenário é mais "dark" em relação a outros, e os problemas a serem solucionados tem uma maior profundidade.
D20 SYSTEM

É claro que quando falamos em D20, sua maior referência será DUNGEONS & DRAGONS, mas nem só de D&D Clássico vivem os monstros. Com o lançamento da linha 3X, criaram-se os templates de monstros, e a ECL para que os jogadores pudessem jogar com monstros, facilitando a vida do narrador na hora de equilibrar a coisa. As regras eram muito cheia de subjetividade em torno delas e no fim das contas as coisas acabavam desequilibradas em algum ponto. Até que uma mente iluminada pensando nisso criou um dos melhores suplementos de D&D desta linha chamado SAVAGE SPECIES. O livro trazia informações detalhadas sobre os monstros e como evoluí-lo com níveis de monstro, ao invés de desconto na experiência, e enfim trazer o tão sonhado equilíbrio ao jogo, pois uma criatura com 10 níveis de monstro, num grupo de 15º nível, seria apenas 5º nível de uma classe padrão de aventureiro, porém com toda sua evolução racial completa.

Com os lançamentos de STAR WARS SAGA e MUTANTES E MALFEITORES, mais cenários abriram brechas para se jogar com todo tipo de criatura no D20, fazendo a alegria de quem gosta de jogar esse tipo de jogo. Além desses, outros jogos do sistema D20 onde você pode se deliciar jogando com monstros são BESMDRAGONSTAR, e algum outro que eu não me lembrei pra citar aqui.

ORK!

Bom, o nome é bem auto explicativo, e claro que a grande atração do sistema são eles: Orcs. Pense e aja como um Orc, saqueie vila, encha cara, roube caravanas, e  claro, arrume muitas brigas, essa é a diretriz do sistema. Afinal, nada como estar do outro lado.

KOBOLDS AT MY BABY

"ALL HAIL KING TORG!" Esse é o lema em KAMB, da 9th Level Games, e você deve leva-lo muito a sério, ou seu Kobold pode morrer de algum mal súbito. Neste sistema, você é um maldito Kobold cretino a serviço do Rei Torg, e estará sujeito a todo tipo de missão estúpida. O jogo é tão divertido que tivemos até mesmo uma edição especial do jogo Munchkin com este título.

TOON

É claro que eu não poderia deixar de falar desta preciosidade da Steve Jackson Games. TOON é um RPG cartunesco, desenvolvido para que você consiga jogar com personagens de desenhos, ou dê vida a objeto inanimados para jogar coisas do tipo "Aventuras do Almoxarifado" ou ainda "Hortifruti - A Revolta das Hortaliças". É um jogo de regras simples, onde os personagens não morrem, ficam no banco de reservas. Se você quer algo divertido e insano, vale a pena conferir!

MONSTROS

Esse é um clássico dos anos 90 foi o quarto RPG brasileiro lançado, editado e publicado pelo excelente Arthur Vecchi. Em Monstros, como o título sugere, você joga com monstros das mais variadas espécies. Você tem regras para humanos também, mas qual a graça de jogar um RPG de monstros com humanos? Então, basta incorporar o temperamento hostil e mal educado dessas criaturas hediondas e mandar ver. Um rápido e divertido sistema do Old School nacional, e que deve ser conhecido por todo mundo que está chegando agora no cenário do RPG.
Recentemente, o autor liberou uma cópia digitalizada para download, então, se você quer dar uma olhada no livro, pode baixa-lo legalmente de graça AQUI.

 MALDITOS GOBLINS

O RPG nacional da Coisinha Verde criado por Tiago Junges (do Card Goblins) é uma ótima oportunidade pra você jogar com essas criaturas desprezíveis. Em Malditos Goblins você viverá a experiência de ser um pequeno e asqueroso Goblins, roubando, saqueando e atormentando aventureiros. Um jogo simples, intuitivo, estilo fast play (são apenas 16 páginas) e gratuito, e você pode fazer download do jogo para experimentar no site da Coisinha  Verde neste LINK.

WORD OF WARCRAFT ROLE PLAY GAME

O consagrado título da Blizzard teve duas versões para RPG: o primeiro, Warcraft RPG, foi publicado em 2003 pela Sword & Sorcerer baseado nos jogos de computador do universo de Warcraft. Logo após o lançamento do MMO Word of Warcraft, a White Wolf publicou uma nova versão, de mesmo título, compatível com o sistema D20. E como todo mundo já sabe, a horda em WoW é composta pelos inimigos do cenário, com Trolls, Orc, Mortos-Vivos e afins, e completamente jogável. É uma outra opção para iniciar uma campanha com antagonistas, aproveitando a estrutura já existente no ótimo cenário.

OUTRAS FONTES DE INSPIRAÇÃO


Além dos títulos de RPG existentes, algumas referências externas vindas de desenhos, hq's e web comics podem ser aproveitadas em outros sistemas, em fora de adaptação, trazendo um conteúdo bem consistente. É o caso dos excelentes Goblins - Life Through Their Eyes, um webcomic muito inteligente e divertido baseado em Dungeons & Dragons, escrito por Tarol Hunt; e ainda Yet Another Fantasy Gamer Comic, ou simplesmente YAFGC, de Rich Morris, que conta a história de Bob, um jovem e atrapalhado Beholder que vive em Black Mountain, e também é baseado em aventuras de D&D.


Para quem quiser ler e curtir os webcomics, segue abaixo os links:
- Goblins
- YAFGC

Espero que tenham gostado da matéria, e que os monstros invadam suas mesas!

Let's game!

Edson Sorrilha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário