quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Trilha para Bang Bang: Pistoleiros

Em breve vai sair  o "BANG!" pela Grow, então é hora de aproveitar a desculpa e colocar uma nova seleção de musicas para dar ambientação.

Já falei sobre isso NESSA POSTAGEM. Mas existem yuma centena de musicas boas, no mínimo, então só arranhei o tema.

Dessa vez escolhi temas de filmes de pistoleiros, como Trinity, Sabbata e Sartana.
Espero que agrade.

Um pouco de blá-blá-blá útil: (se preferir, desça para as trilhas de uma vez) é extremamente complicado definir e descobrir filmes de pistoleiros. Vários motivos:

1) Tradutori, Traitori: Há um enorme embrólio de personagens e títulos de filmes ao serem traduzidos. Em italiano um filme  chamado "El Guapo Mata" pode ter sido chamado de "The Revenge of Cisco Kid" nos cinemas americanos e aqui "A Vingança de um Condenado" (exemplo fictício). Ou ser chamado na Itália de "Gringo", nos Eua de "Ringo" e aqui de Django. Isso porque, dependendo do cinema e do público, os tradutores criavam nomes que entendiam como sendo mais rentáveis.

2) A Troca de Atores: O mesmo personagem, como o pistoleiro de negro de Yul Brynner em "7 homens e um Destino" foi vivido por outros atores, como Lee Van Cleef em uma (péssima) continuação.

3) Atores fazendo ouros papéis: Se na trilogia do homem sem medo, Lee Van Cleef faz o "Coronel" em um (por um pounhado de dólares" em um filme, e em outro faz um assassino "Angel Eyes" na terceira sequencia de "Homem sem Nome" (ou "Trilogia dos Dólares"), já dá para imaginar como atores menos conhecidos poderiam ter seus personagens diferentes confundidos em outros filmes.

4) Estúdios diferentes fazendo filmes com os mesmos personagens: Sartana é um bom exemplo. DIFERENTES PRODUÇÕES usavam o nome do personagem e o próprio personagem com outro ator para fazerem um punhado de liras a mais.

Vulgo, faroeste é uma salada.
Portanto, me desculpo, desde já, se errar em alguma coisa, mas até onde a memória e minha pesquisa permitiu, a lista está correta.

Vamos à ela:

1) Indio Black, filme chamado também de "Adios Sabata", é bem bacana. Não lembro do filme, mas cacilda, tem o Yul Brynner. Só pode ser bacana. Não confunda com o Sabata. Era comum misturarem nomes de pistoleios de filmes para chamar público.


2) SABATA: Já Sabata, imortalizado pelo Lee Van Cleef, tem um tema próprio, bem bacana. O filme que mais gosto com esse personagem é o que tem o pistoleiro "Banjo", que usa um rifle em seu instrumento. O filme é ruim, mas divertidopelas bizarrices. O ator que faz Banjo é Willian Berger, e não Klaus Kinski como aparece em algumas listas (só para avisar).


3) Ringo: Apesar de assinada (supostamente) pelo Morriconi, é uma das mais sem graça dessa coletânea, na minha opinião. Ringo foi vivido por Giuliano Gemma, um dos papéis que o consagrou, ao lado do filme "O Dolar Furado".



 Faixa Extra: O Dolar Furado: Por sinal, essa é uma musica que vale a pena de se ter (fica como bônus pela outra do Ringo, aqui).



4) Django: Um bom exemplo do mesmo personagem produzido por pessoas diferentes e totalmente diferentes entre si como resultados finais (e ambos muito bons, diga-se). Mas o tema é o mesmo.



5) Lonesome Billy ("A Gringo Like Me"): personagem do filme "Duelo dos Homens sem Lei". Sei pouico sobre esse filme, mas gosto da musica do personagem.

6) Trinity: Pouco conhecido hoje em dia, era feijão com arroz de cinema da minha geração.


7) Sartana: Há mais de um, mas esse considero o mais bacana. Sartana era enormemente inspirado em James Bond. Seu principal diferencial era um enorme numero de tranqueiras e armas diferentes que ele usava conta seus inimigos.

 
8) Holly Ghost: Uma das que mais gosto do compositor Bruno Nicolai.



9) Bamos a Matar Companero: Essa não é de um pistoleiro, mas foi usada como propaganda do Red Revolver, e é bem legal. O filme fala sobre a revolução mexicana e é interessante. A ser assistisdo com o "For a Fistfull of Dinamyte". São filmes parecidos demais para não desconfiar que alguém plagiou alguém, mas ambos assistíveis (se gosta do gênero).

Por hora está bom.
Abraços

(Brega Presley)

Nenhum comentário:

Postar um comentário