sábado, 6 de setembro de 2014

BANG!: Guia de estratégia para Personagens (parte 1 de 2)

Para escrever essa postagem usei minha experiência em mesas e o blog  "The BANG! Blog". ou em português Blog Bang! em Português (esse último não conferi a tradução, mas possivelmente está boa)

Apesar de existirem expansões com mais opções de personagem, uma vez que a maior parte do público terá acesso a caixa inicial do jogo, estou "mirando" esta postagem nestes novos jogadores.

Como uma postagem com uma tradução extensa é inviável para este blogueiro que vos escreve, vou colocar só o principal de cada um, com eventuais modificações a alterações minhas, quando julgar necessário. Para uma estratégia mais detalhada, consultem a página gringa acima citada, mochachos!
----

Calamity Janet:
Pontos de vida: 4
Habilidade: Apelona pacas. Ela pode usar cartas de Bang! como cartas de esquiva e vice-versa. Com uma vulcanic na mão essa personagem é, uma tremenda dor de cabeça aos adversários.
Estratégia: Tenha sempre o máximo de missed/ esquiva e bangs nas mães , em detrimento de outras cartas. O ideal é que, ao enfrenta-la, se gaste um bang, no mínimo, por rodada, evitando que ela tenha muita munição ou esquiva de reserva.Contra ela uma boa coisa é enfiar a moça na prisão sempre que possível. Um duelo contra essa personagem é uma péssima ideia em geral.

El Gringo:
Pontos de vida: 3
Habilidade: Cada dano que outro personagem der nele, ele saca uma carta do jogador responsável  pelo dano. Cada dano = 1 carta. Se o adversário não tiver mais cartas, o dano é aplicado mas nenhuma carta pode ser adquirida.
Estratégia: Contra el Gringo, antes de dar um bang! o ideal é não ter mais cartas úteis na mão, se possível. el Gringo é um bom personagem para ser xerife. Não apenas é um bom personagem defensivo como o ponto extra de homem da lei dá a ele um pouco mais de fôlego. Ter birra sobrando na mão é sempre uma boa ideia quando se joga com este personagem já que, além de retirar uma carta de um adversário, isso evita que o jogador com El Gringo fique fraco demais. Suzy Lafaiete, já que nunca fica sem cartas, é uma personagem que tende a ser bem eficaz contra El Gringo.
Duvidas: Dano de dinamite não dá ao personagem o direito de pegar uma carta. Se bem que com 3 danos causados ele vai estar morto (exceto se tiver uma birra para gastar).

Jourdonaiss:
Pontos de vida: 4
Habilidade: Sempre que é alvo de um Bang! ele compra uma carta. Se for de copas, ele se safa do dano.
Estratégia: O ideal é ter um barril de proteção. Isso porque a habilidade de proteção não é uma certeza absoluta e quanto mais protegido do risco de um dano, melhor. É uma habilidade bacana, mas depende, e muito, de sorte. É um outro bom personagem bom para se ter como xerife, já que isso aumenta sua sobrevida enormemente.
Duvidas: A habilidade dele não o protege contra Gatling, Indios!, dinamite e duelos, por exemplo. Cartas de ataque em expansões como punho, faca, Howtizer, etc. não podem ser barradas por esta habilidade.

Lucky Duke:
Pontos de vida: 4
Habilidade: Toda vez que ele precisa comprar  ele compra as duas primeiras e escolhe qual delas quer ficar. Depois compra o resto normalmente.
Estratégia: De modo geral ele é um personagem pouco admirado por jogadores, mas ele tem opontos fortes em estratégia, dependendo das cartas disponíveis. Por exemplo, as cartas de expansão "dinamite" podem ser compradas duas vezes. Se na primeira ele explode, ele pode tentar outra vez (o mesmo valendo para sair da prisão, se não der na primeira, uma segunda pode ser tentada). Ainda assim, a não ser que ele tenha um Barril sua habilidade, na prática. não é muito boa no baralho básico. Se estiver com este ´personagem o uso de dinamiote é sempre uma boa. fora isso tente observar o que falta a ele, como armas melhores, birra ou Bang! e procure minimizar isso ao comprar cartas que tenham estas opções.

Paul Regret:
Pontos de vida: 3
Habilidade: Ele está a +1 de distância dos demais personagens. Na prática, um jogador sem uma arma não consegue atingí-lo.
Estratégia: Uso de cartas de pânico, Indios!, Dinamite (presente em expansões) e gatling são boas opções. No entanto, ele tende a ser um bom personagem para início de jogo, mas de valor diminuido depois, já que não apenas outros jogadores vão sendo eliminados da mesa (encurtando distâncias) como armas de alcance vão sendo adquiridas, o que permite que ele seja atingido. Fora isso, o valor menor de vida dele pode ser fatal em jogos de duração maior, além dele, com vida máxima, só ter 3 cartas no máximo ao final de seu turno.
Dúvidas: Apesar da descrição dizer que ele começa com um mustangue, ele pode usar esta carta azul e ficar em +2 de distância (há uma regra no jogo que impede duas cartas azuis iguais na frente em situações normais, ele não precisa de uma mustangue para ficar +1 de início).

Pedro Ramirez:
Pontos de vida: 4
Habilidade: Compra a primeira carta do topo do deck de descarte, se quiser.
Estratégia: Contra Ramirez o ideal é o jogador de antes dele não johgue um Bang! ou uma de esquiva. Usando Pedro Ramirez uma boa estratégia, por outro lado, é a de comprar estas cartas (ou birra, por exemplo) como forma de melhorar seu ataque ou defesa. Nem sempre é a melhor opção, mas pode ser especialmente salvador em situações de risco. Outra estratégia é a de se o jogador de ANTES dele for um aliado, descartar uma destas cartas úteis para ajudar Ramirez.

Slab, The Killer:
Pontos de vida: 4
Habilidade: Quando usa um Bang! o adversário precisa de duas cartas de esquiva para não levar chumbo. É uma excelente opção de personagem, já que dá um bom trabalho para os alvos.
Estratégia: A melhor coisa que pode acontecer a Slab é estar armado de uma boa Vulcanic, uma arma que permite quantos tiros o jogador tiver disponíveis. Contra ele não existem cartas de esquiva demais. Ele é baseado no personagem "Angel Eyes", o vilão de "The Good, The Bad and The Ugly", interpretado por Lee Van Cleef. Faz jus à sua inspiração.

Suzy Lafayette:
Pontos de vida: 4
Habilidade: Sempre que estiver sem cartas, ela compra pega uma nova da pilha de compras;
Estratégia: Contra esta personagem a carta de prisão costuma ser bem eficaz. A melhor carta para ela é a "vulcanic", que permite a chance de, após ter esgotado seus bangs! ter outro para uso. O ideal com esta personagem é gastar o máximo de cartas de uma vez, já que para ela ficar sem nenhuma carta é algo positivo. Sempre que possível use as cartas de esquiva da mão, de forma a poupar cartas de proteção (como a Verde "Placa de Ferro", disponível em expansões) outras quando realmente necessário. Há quem prefira jogar com ela de modo um pouco mais conservador, tendo uma carta de Bang!, por exemplo, de reserva em um duelo ou contra um ataque de índios, mas pessoalmente acho um desperdício de uma habilidade interessante.
Duvidas: Nas perguntas mais frequentes sempre surge a dúvida de se, em um duelo, ela ficar sem cartas, se pode comprar mais uma. A resposta é não, ela só pode comprar outra ao final de um duelo.

Na segunda parte falaremos um pouco sobre a estratégia com os personagens Willy the Kid, Jesse Jones, Bart Cassidy, Black Jack, Kitty Carlson, Rose Doolan Sid Ketchum e Vulture Sam.

Abraços
Brega

Nenhum comentário:

Postar um comentário