segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Gritar em Eventos: Porque Não Fazer Isso

Um pequeno manual para gente que precisa:

-Então você e seus amiguinhos "da hora" inventaram um grito puuuta-maneiro, daqueles que parecem o desenho vende-boneco da TV?

-E resolveram que a melhor maneira de fazer Marquetiningue de sua atividade era gritar isso a cada rolagem de dado?

Tio Brega vai explicar para vocês que precisam poque isso não é boa coisa:

1) Se você quer representar e/ou ensinar alguém a jogar RPG já começou mal, porque evento de RPG não é show de rock. Jogadores não precisam se sentir em uma academia de ginástica com um professor super-hiper-motivacional para se empolgarem com uma mesa.

2) Enquanto você está fazendo essa palhaçada, outras pessoas, que muitas vezes viajaram quilômetros e quilômetros de distância para participarem de um evento, e sem receber por isso, TAMBÉM estão tentando mestrar/ jogar. horas. E isso atrapalha e muito quem está ao lado.

3) Justificar que se grita "para se estravar" quando uma colega de evento pede menos barulho, então, é babaquice plus. Tua diversão não pode impedir a diversão de outras pessoas. Se realmente precisa gritar para extravasar, uma terapia grupal de gritos funciona igualmente e não incomoda ninguém.

Aí o desavisado leitor irá se perguntar "MAS QUEM fez isso?" Pergunte a alguns amigos e jogadores que foram ao evento em Curitiba neste final de semana com custos nem sempre tão baixos assim para cada bolso. O fato de alguns deles certamente darem a mesma resposta mostrarão do que se fala e porque isso incomodou.

Minha sugestão?

Se ano que vem a organização não se comprometer a coibir excessos deste tipo, uso de microfone para narrar aventuras que são somente deste grupo, atrapalhando os demais, que ninguém vá. É um absurdo que um evento deste tamanho não tenha clareza do que é permitido ou não, e deixe este ou aquele grupo tomar conta de um encontro que é, afinal, para diversão de todos os presentes.

Há limites de respeito à mesa ao lado que são um ensinamento de comportamento e cidadania mais importantes do que qualquer jogo em si. E de graça, olha só que bacana.

Espalhem a palavra, blogueiros e amigos.

Passou da hora de entender que "diversão" não é uma palavra que se repete por falta do que dizer, mas um conceito que subentende que algo assim só é possível se houver respeito às demais pessoas no recinto.



Um comentário:

  1. Ao que fiquei sabendo a galera reclamou com o pessoal em questão e estão estudando mudanças para não causar mais tantos transtornos ;D

    ResponderExcluir