segunda-feira, 30 de maio de 2016

[RESENHA] LIFEBOAT EM PORTUGUÊS: A QUALIDADE FICOU A VER NAVIOS

Devir Vacilando de novo!!! 

Rarissimamente utilizamos este espaço para criticas realmente negativas, mas nem só de críticas positivas vive o mercado do RPG e Boardgames, e quando uma empresa vacila, é justo que o publico deste nicho saiba.

Nunca, em meus mais de 20 anos de comprador da Devir Livraria, vi um material de qualidade tão decepcionante e muito aquém de minhas piores expectativas quanto o LIFEBOAT.

O jogo, produzido pela Beserker Jogos, e distribuído pela Devir Livraria, que parece legal em si, não foi barato para os padrões deste blogueiro que vos fala, tem cartas de qualidade muito inferior para o que a maioria das editoras consegue produzir hoje em dia, e a um preço bem menor.

Jogos como Escola de Dragões ou Smash Up, de cartas, tem um custo equivalente bem menor, no básico. E se considerar a "caixa de luxo" de Bang!, que vem com uma série de mimos, ter um jogo a um preço salgado como esse não tem explicações cabíveis.

Já tinha ficado decepcionado, e sem fazer reclamações, com a qualidade do jogo  Dom Capollo, uma interessante criação de Eduardo Barreto. As cartas de qualidade inferior ao jogo, requeriam sleeves para sobreviver.

Mas mesmo este bom jogo nacional, tem um custo anunciado por algo em torno de 50 ou 60 reais (o jogo está, até onde sei e, esgotado, mas mesmo considerando a inflação, não deve sair muito disso). E Dom Capollo tem uma caixa maior, com notas, e outros acessórios.

Não encontrei o jogo Lifeboat no site da Devir Livraria, mas duvido que o preço esteja tão abaixo disso (Na verdade, custou quase o dobro em outra loja do ramo). E ainda que fosse quatro vezes mais barato, ele não te entrega um jogo com material durável. Ou seja, pela perspectiva de qualidade, a versão nacional não vale a pena.

Nem mesmo posso levar o jogo para alunos experimentarem, para se ter ideia, porque uma manipulação minimamente menos cuidadosa me deixa bem apreensivo se ele aguenta o tranco.


A falta de constância no material de acabamento das carta da editora entregue aos consumidores é incrível! Enquanto Lifeboat tem um péssimo acabamento e qualidade terrível, em Tinco, por exemplo, o acabamento e qualidade são impecáveis!

Devido está disparidade de acabamento, não recomendo, portanto, nem Lifeboat ou qualquer jogo que envolva cartas produzidos pela Beserker Jogos, ou que sejam distribuídos pela Devir Livraria antes de uma pesquisada e conferida no material na qual as cartas são feitas.

Aproveito para recomendar alguns jogos de cartas:
- Tinco (Devir, mas com boa qualidade)
- Bang! (Grow)
- Escola de Dragões (Retropunk)
- Smash Up! (Galápagos Jogos)

Nota Final: Lifeboat versão nacional naufragou feio na qualidade.

Brega Presley.

Um comentário:

  1. A dinâmica do lifeboat chega a ser melhor até que coup e bang, talvez melhor que mascarade e máfia de cuba, também o nosferatu.

    Mas eu preciso concordar com você. A qualidade trazida ao Brasil está muito inferior. Até mesmo o Flip City, um jogo absurdamente simples e legal, bate record no quesito qualidade de impressão e material da caixa.

    Não deixem de jogar LifeBoat, mas também não se deixe enganar. Exija qualidade.

    ResponderExcluir