terça-feira, 13 de abril de 2010

Trail of Cthulhu em Português


Saiu no Paragons, e depois na comunidade de Call of Cthulhu - Horror RPG no orkut. A Retropunk Game Design conseguiu a licença para traduzir o RPG Trail of Cthulhu (ToC) da Pelgrane Press.

ToC é um jogo de RPG com raízes na obra de Lovecraft, lançado lá fora com a permissão da Chaosium, a editora do aclamado Call of Cthulhu. Apesar disto, tem algumas diferenças em relação ao Call of Cthulhu, e é justamente por elas que é tão interessante. O autor do ToC é Kenneth Hite, cujo trabalho como colunista da Pyramid Magazine e autor de suplementos para Mage: The Sorcerer's Crusade, GURPs, e outros, é bem conhecido.

A primeira delas é que ToC conta estórias nos anos 30, época um pouco menos explorada por outros jogos lovecraftianos.

Além disto, o ToC usa o sistema Gumshoe, desenvolvido por Robin D. Laws (Feng Shui, House of Tremere, Over the Edge, Star Trek), que é especificamente voltado para jogos investigativos, dando ênfase à uma narrativa mais típica de livro policial, onde as personagens vão descobrindo o mistério pista a pista. Gumshoe tenta evitar um problema comum de algumas mesas, e até aventuras publicadas, de o jogo ficar travado porque uma personagem não achou uma pista. O foco em Gumshoe é interpretar as pistas, e não encontrá-las.

O Trail of Cthulhu tem um sistema de sanidade mais interessante que o do Call of Cthulhu. No ToC, a sanidade original de seu "pai" é substituída por Sanity e Stability, a primeira representa o quanto o conhecimento do Mythos corrói a humanidade da personagem, enquanto a segunda representa sua capacidade de manter a calma diante dos eventos que o investigador típico encontra.

O jogo também apresenta regras ligeiramente diferentes para dois estilos de jogo: Purista, para aqueles que querem que sua campanha se parece o máximo possível com a obra de Lovecraft, e Pulp, para os interessados em grandes aventuras, ao estilo de campanhas clássicas da Chaosium, como Masks of Nyarlathotep.

A arte do livro original, e de muito dos suplementos, é de Jérôme Huguenin, é fantástica e consegue passar muito bem o "clima" do jogo.

Por fim, temos que ressaltar o capítulo sobre o Mythos. Ali, Kenneth Hite, sem descrever nada de forma definitiva, sugere várias idéias do que são cada uma das entidades do Mythos, de form criativa e brilhante. Leitura obrigatória até para fãs ardorosos do Cthulhu original. Espero que a arte seja mantida na íntegra na edição brasileira.

ToC conta com bastante suporte para um produto novo e de uma editora pequena, e seus suplementos são criativos também quanto aos temas escolhidos.

O jogo foi vencedor de dois ENnies de prata, o Best Writing e o Best Rules, além de ter recebido menção honrosa como Produto do Ano.

Para fechar o post, é legal observar que o press release da Pelgrane Press menciona que a licença é para produzir "GUMSHOE system games in Portuguese". Será que poderemos esperar outros jogos da editora, além do ToC, em português?

Igor

2 comentários: