domingo, 5 de dezembro de 2010

Recursos Narrativos I


Não é imcomum que determinadas "manhas" façam parte do roteiro de criação de uma história, ou, no caso, de uma aventura. Coisas como o "BOSS", ou "chefe de fase" o NPC duro de matar, o "gêmeo vingativo" que volta para cingar o irmão, ou pequenas pistas narrativas deicadas para os jogadores nais atentos (ou leitores) possam descobrir, enfim, que o assassino era o mordomo, etc.

Pensando nisso estamos trazendo eventualmente alguns destes recursos, que nada mais são que ferramentas para a construção de uma estória.
Vamos começar com um dos mais famosos deles:

O Mac Guffin:


Sabe o Santo Graal das lendas Arturianas?
Ou o Velocino de Ouro? (Jasão e os Argonautas)
E "o Anel para todos Dominar"?
O Escudo do Capitão América Sumido?
As fotos de um alienigena em uma campanha Illuminati?

Todos eles são um "Mac Guffin", ou um objeto qualquer que se preza a nada mais do que "personificar" uma justificativa qualçquer para a aventura.

Em Star Wars" "uma nova esperança" por ecemplo, a Princesa Leia, e posteriormente a fuga com os planos da Estrela da Morte são um exemplo de um bom uso de um Mac Guffin.

Em um RPG em geral é uma arma ou uma princesa em perigo, que dão a desculpa para os personagens sairem distribuindo porrada em NPCs para resolver a trama.

É um recurso valioso, que pode ser usado com criatividade em várias situações.

Por exemplo, como quando o "Graal" é um "Sang´real" a vigem doce que tem o sangue de Cristo nas veias, ou quando ele é um embuste, que serve para atrair os vilões para os personagens, enquanto o objeto valioso de verdade é transportado de balsa longe dali. Outro, da obra clássiva "Iliada" é a propria Helena de Troia, que vira um "objeto" de justificativa para o épico.

Aventuras de Roubo como "12 homens e um destino" (o ovo russo) é outro exemplo de boa utilização. O objeto é o alvo de um plano intrincado para provar a qualidade de dois ladrões, mas não passa de um objeto caro, que é, em si, pouquíssimo relevante no resto da trama.

Usem, mas não abusem, façam do objeto algo menos apelativo e mais prático e relacionado com uma trama (por exemplo, um ovo valioso, na verdade tem dentro dele uma chave que abre um cofre que tem uma arma, etc).

Brega

Um comentário:

  1. Cara, na última aventura, um martelo que foi roubado, que para achá-lo teriam que encontrar um menina desaparecida e que por sua vez para achar a menina precisariam encontrar uma bola de cristal de uma feiticeira... Uma aventura leva a outra!

    RPGames Brasil
    http://rpgamesbrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir