sábado, 26 de fevereiro de 2011

Livros da série Cyberpunk 2020 parte 1


Esta imagem não é oficial e foi retirada de http://www.lastfm.com.br/group/Cyberpunk2020
CyberPunk 2013
R. Talsorian Games

Cyberpunk (caixa - 1988)

A primeira caixa de Cyberpunk vinha com três livros:
-View from the Edge: Que falava sobre sobre a ambientação de modo geral, implantes e armas
-Friday Night Firefight> Explicando as regras de combate, principalmente
-Welcome to Night City: Que fornecia um cenário inicial para se jogar.

Suplementos: Os suplementos dessa primeiura leva eram, sinceramente, bem ruins. Eles eram:


-Hardwired: (1989)
Uma adaptação de um romance homônimo, com as devidas adaptações de implantes, classes (profissões), armas e explicações da geopolítica e como utiliza-la. Por ser um livro obscuro, um material bem pouco útil.


-Near Orbit: (1989) um suplemento bacana. Trazia regras para ambientações em satélites e colônias lunares, dados de armas interessantes e regras para Gravidade Zero. Foi re-utilizado e melhorado no “Deep Space” já no período “Cyberpunk 2020”.


-Rockerboy, (1989)
Feita para simular uma revista de rock, talvez a única boa ideia do suplemento, mas que se mostoru uma dificuldade desnecessária para consultas posteriores. Uma classe de personagem que é a mais datada de todas. Rockerboys são um tipo de personagem meio apelão, mas no geral inúteis em ambientações que envolvem combate. Se bem contruidos, são bacanas, como qualquer coisa em RPG, mas no geral são ruins. Aí os caras fazem um suplemento deles, o que só tornou a bobagem cavalar dos roqueiros (e olha que adoro Rn´R) mais evidente. O pior suplemento de todos os tempos para o tema.


Solo of Fortune: (1989)
Feito como se fosse uma revista (imitando a Soldier of Fortune), repetindo a idéia utilizada no suplemento “Rockerboy”. É um dos suplementos mais legais para o sistema. O problema está em ter poucas armas bacanas utilizáveis em termos de poder de fogo, já que em cyber 2020 as armas sofreram um upgrade e tanto. Ainda assim traz coisas como regras iniciais para manobras, chips, sugestões para campanhas (na forma de anúncios) e fala coisas sobre a guerra na américa do Sul, cyberpsicose e sobre solos europeus. Acabou sendo um pouco defasado em edições posteriores do universo cyber, mas eram originais suas ideias quando criado.

4 comentários:

  1. obrigado pelo post, cp2020 foi o melhor rpg q ja joguei no estilo, mestrei por muitos anos, pena q me decepcionei tanto com o 2030 (é esse mesmo a versão daquele tosko todo verde?) que acabei abandonando os dois.

    ResponderExcluir
  2. Cara, sobre o 203X:

    Há uma s[erie de problemas e de acertos com essa versão. ou falar dele com calma mais para a frente, no finalsinho da série de postagens sobre Cyber 2020.

    ResponderExcluir
  3. N conhecia a caixa e os suplementos. Show de bola!

    ResponderExcluir
  4. Realmente fantastico! To com uma saudade de uma mesinha de Cyberpunk!

    ResponderExcluir