terça-feira, 3 de janeiro de 2012

F.A.T.A.L - ESSE SIM, O PIOR DE TODOS!!! E POR MUITOS MOTIVOS...

Eu prometi que nunca faria uma resenha dessa coisa, mas vamos lá!

Quando se falou pela primeira vez sobre esse malditinho, a notícia nos fóruns foi recebida com escárnio e descrença, com postagens citando trechos do conjunto de regras como evidência de que não poderia estar falando sério, que isso não pode ser um jogo real. Infelizmente, acabou por sair, e não era piada, que Byron Hall e companhia acreditavam firmemente que haviam criado o Greatest Game Ever (uma opinião que, aparentemente, é só deles). É algo completamente inacrebelievable, e como diz o guru Zé graça, completamente Under Fuck Mitológico.

Vamos falar do sistema?

Vou começar pelos pontos negativos. Muitas pessoas tendem a se concentrar sobre o conteúdo sexual em que contida no F.A.T.A.L, e é dificil de ignorar . Eu pessoalmente não utilizaria o conteúdo sexual e o "graphic gore", regras que são basicamente acertos críticos no F.A.T.A.L.  Sempre que um acerto crítico é rolado em F.A.T.A.L. o jogador deve fazer outra rolagem e procurá-lo em uma tabela específica para o local do ataque para dizer a quantidade exata de dano para saber se o fêmur é quebrado quando é atingido na parte superior da perna com um ataque massivo (estou exagerando um pouco , mas não muito). Eu não usaria isso, eu consideraria apenas a parte do corpo a ser destruída.



Agora vamos para o conteúdo sexual. Como eu disse, eu não nunca iria usá-lo. Eu considero que ele seja imaturo, estúpido, e desnecessário. Geralmente, os sistemas são preparados para serem maleáveis, ser capaz de escolher o que quer, e deixar de lado o restante que não interessa, e nesse sistema não tem como fazer isso. Outro ponto, é que ele joga a frase “politicamente correto” pela janela, utilizando analogias desnecessárias e colocando os pré-conceitos do autor a frente de tudo. Agora, o pior caráter negativo: Demora cerca de 3 horas para fazer um personagem completamente decente, do jeito que você gosta (Errr.... Acho que não!). Você pode facilmente criar um personagem meia bunda em cerca de uma hora.

Como eu disse, o sistema é realista, se é que se pode chamar isso de ponto positivo... Se você for esfaqueado no peito com uma espada você provavelmente não vai viver, em especial com a medicina medieval; isso é verdade uma em F.A.T.A.L. Certifique-se de seu personagem é muito familar com armaduras, ou com habilidades de Esquiva ou Bloqueio, porque elas vão salvar a vida do seu personagem e poupar-lhe três horas de tempo. Como todo resto do sistema, o combate não é grande coisa ... mas funciona. Há regras para quase todas as situações do seu personagem possa vir a passar. Há regras para a velocidade perdida durante a escalada de uma colina, ou parar e encher um cantil de água. Você começa a personalizar o ponto de equilíbrio de sua arma e não há um movimento que não lhe dará uma penalidade e um modificador de dano, com base no seu ponto fulcral, o que faz sentido o tempo todo, matematicamente falando. Aliás, a matemática por trás do jogo é incrível, embora imensamente esmagadora e desnecessária para alguns. O combate é executado em smootly e temos uma intensa, violenta, e sangrenta batalha. Além disso, a iniciativa não mais é do que apenas uma medida aleatória para determinar quem vai agir primeiro. É realmente uma equação simples a partir da combinação de diversas variáveis e faz certo sentido, embora complexo demais.

Para o esperançoso autor do F.A.T.A.L, ele está trabalhando um gerador de caracteres completo e detalhado, que considera o sistema definitivo (tadinho dele!).


Resumindo: F.A.T.A.L é o mais complexo, incoerente, misógino, racista e devaneio sistema de RPG, e de uma maneira ruim. O jogo chegou a ser chamado de "jogo que não deve ser nomeado" em várias comunidades de RPG lá fora. Com certeza, foi escrito quando o cara sofreu de PPFFSR (Profundo Problema Froidiano de Fundo Sexual Reprimido).Afinal, quem precisa saber a circunferência anal ou peniana do seu personagem?

Na primeira edição, F.A.T.A.L é um acrônimo para "Aventuras de Fantasia Adulta e Lascíva", mas esta foi atenuada para "From Another Time, Another Land" na segunda edição.

F.A.T.A.L. (From Another Time; Another Land) é muita coisa, menos o RPG de fantasia medieval que promete ser.

Nota: A fonte do jogo, fatalgames.com, foi retirada recentemente do ar. (E o consenso geral é de que, desejamos "boa viagem").

12 comentários:

  1. Bem... definitivamente uma coisa a ser levada em conta quando o papo é "o pior do pior do pior"!

    Fiquei curioso... "tenham medo"

    Luciano Tolkien

    ResponderExcluir
  2. Hua Hua Hua!
    Coisinha tétrica!

    Que dados o jogo usa, Edson?
    E explica como se calcula o tamanho de pinto, que essa idéia foi podre.

    Valeu

    ResponderExcluir
  3. Parece que tem mais gente que concorda com você:

    http://wiki.rpg.net/index.php/Worst_RPGs_ever

    Mas ao meu ver Aliens RPG e Dallas RPG são tão ruins que são ignorados destas listas porque ninguém nem mesmo abriu para ler.

    :O)

    ResponderExcluir
  4. Huahuahua!!!

    Cara, a frase final do post desses caras foi a mais genial de todas, tinha que copiar esse trecho e traduzir:P

    Quanto ao sistema, eu me lembro que tinha coisa com D20, e outras com dois D6, era muito confuso, embora matematicamente fizesse algum sentido. Eu não tive paciência pra ler todas as tabelas, na verdade, parei de ler as tabelas nas que você definia as "medidas" do seu personagem. Vou ver se acho o PDF (que não paguei 20 dolares pra ter)e te passo detalhes.

    ResponderExcluir
  5. Olha, nunca vi ou li nada sobre esse jogo, e parece ser ruim, mas acho que a critica pecou um pouco em imaginar que todo mundo já o conhece-se.
    Afinal ele é um sistema generico? tem cenario proprio?

    que dados usa? que tipo de personagem permite? ,etc

    Acabou ficando muito por cima e sem sentido.

    Acho que seria melhor se futuras resenhas apresenta-sem o jogo (ainda mais um que não tão top), até para a critica ficar mais completa e comprensivel.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Edson,
    A galera CLAMA que fale um pouco mais disso.
    Cria um "parte 2" e fala dos personagens e sistema de dados, que tbm quero saber (e são 977 páginas, hahahaha).

    Atiçou a curiosidade da galera, agora dançou.
    :O)

    Brega.

    ResponderExcluir
  8. Vou atender os pedidos, e fazer uma parte 2 de F.A.T.A.L.

    Logo eu que nunca pensei em resenhar essa coisa....

    ResponderExcluir
  9. Edson:

    "Logo eu que nunca pensei em resenhar essa coisa."


    AH, mais o RPG leva a gente a façanhas antes impensaveis. hehehehe

    ResponderExcluir
  10. Realmente, tem que postar a parte 2.

    Luciano Tolkien

    ResponderExcluir
  11. http://www.somethingawful.com/d/dungeons-and-dragons/fatal-worst-rpg.php?page=11

    PQP!!!!!!!!

    ResponderExcluir