terça-feira, 27 de março de 2012

PREDADORES 104: Armas e Tecnologia (parte 1)

Viagem interestelar: Os Yautja são capazes de criar naves mais rápidas do que a luz, e usam este conhecimento para equipar naves usadas como transporte em suas caçadas. Não se sabe se as naves são baseadas em coisas como dobra - espacial, hiper-espaço ou buracos de minhoca. Mas sem dúvida funciona mu to bem. Eles ainda tem como enviar mensagens via “subespaço” como no caso de um predador morto, que tem seus parentes informados quase que de imediato sobre o fato.

Templos”: Alguns Yautja tem locais especialmente preparados para servirem de base para uma caçada, com armadilhas como chão falso ou paredes que se fecham e mudam de lugar. O primeiro filme AVP se passa em um templo em forma de pirâmide.

Manipulação de Luz: Os Yautja sabem manipular a luz, de forma a esta servir de escudo protetor e camuflagem em uma caçada. A forma como eles descobriram e são capazes de manter esta tecnologia é uma incógnita para outras espécies, mas seja como for, é um dos elementos mais eficazes usados pelos Yautja em uma caçada. Suas naves também dispõe desta tecnologia.

Equipamento:

 
Armaduras:



Básica: É como uma rede que absorve um pouco do impacto de garras e objetos cortantes reduzindo seu dano a apenas um arranhão. Na pratica, impede que danos por corte (mas não por perfuração) machuquem um predador (reduzir o dano por corte pela metade). Dano por coisas como garras de adamentiuns, unhas de Aliens, tiros (é dano perfurante), serra elétrica, ou sabres de luz são rolados normalmente. Ela ainda pode gerar calor para um predador, aquecendo-o por curtos períodos de tempo (algumas horas). Há algumas partes de metal, mas que não cobrem todo o corpo. Gladiadores tinham armaduras parciais similares, e a função´era a de dar mais perigo nos combates. Uma sugestão é a de que essas armaduras parciais sejam não para dar mobilidade, mas sim para trazer mais perigo e "adrenalina" para os Yautjas.






Armaduras com carcaça de Aliens: placas duras e leves, mas só cobrem 60% do membro protegido. Proteção absoluta contra objetos corrosivos, desde que estejam onde o produto químico os atinje. Tiram 15% de reflexo. Só podem ser usados por caçadores que mataram um Alien.

Armadura de combate É uma armadura de corpo inteiro que é utilizada em situações de guerra, mas não em caçadas. A armadura conta com um cinto para carregar objetos e espaço para máscaras, computador de braço e canhão de ombro. Considerá-la como uma armadura pesada para fins de proteção, e ela tira um pouco de destreza e Movimentação. Só aparece nos quadrinhos (não consegui uma boa imagem), e são parecidas com algumas versoes de armaduras dos ninjas cyborgs de Mortal Kombat.



Escudo Retrátil: Um escudo redondo que de "desenrola" formando um círculo no antebraço de um predador (braço direito), e formando uma proteção extra contra ácidos ou projéteis, sobretudo quando mirados no rosto ou na parte superior do torso.
Pode ser visto aos 2:43 do vídeo (feito por fãs) abaixo.


Máscaras:

As mascaras servem, a principio, para proteção (por exemplo, contra ácido) e para fornecimento da mistura gasosa que os predadores necessitam. Pela grande diferença entre elas, há a possibilidade de serem feitas manualmente, como obras de arte. O que sugeriria que cada arma é feita por cada predador, o que também é um conceito interessante, apesar de absolutamente não-oficial.
Uma máscara pode ser equipada com os seguintes acessórios:

a)-Editor de imagem e vídeo: Aumenta o espectro infravermelho (a “visão de calor”) dos predadores, permitindo que, com ajuste que demoram alguns segundos, mais objetos possam ser identificados. Além disso, pode identificar a densidade do ar e identificar movimentos, eventualmente, funções holográficas (pequenas holografias para ver um cenário ou espécie em 3-d, mas não serve para, por exemplo, criar imagens maiores como armadilha) e como contador gêiser. Predadores também usam este editor para identificar trajetórias de objetos e traçar sua provável origem (como pedras caindo ou flechas lançadas em sua direção).

b)-Estúdio de som: Permite gravar sons, repeti-los ou altera-los para análise. Geralmente utilizado para aumentar o vocabulário conhecido sobre determinada espécie. Também pode amplificar sons próximos ao caçador. É possível que Yautjas que usem “predacães” em suas caçadas possam fazer sons similares a apitos com este mesmo equipamento.

c)-Mira Laser: Utilizada com link para armas de mão ou para canhão de plasma. Aumenta em dois níveis a chance de se acertar um tiro.

d) Filtro de ar: Reaproveita ou filtra atmosferas que não sejam totalmente favoráveis aos Yautja.

 Cacarecos e Gadjets:

Manto de invisibilidade: Fornece uma camuflagem eficaz ao predador. A dificuldade em enxergá-lo, utilizando-se de visão comum, aumenta 4 níveis. Presas que não precisam de visão para enxergá-los não sã afetados. Esta recurso é notoriamente afetado por água, entretanto em curto nestas situações, e necessitando ao menos uma hora para ser consertado. Matar uma presa estando invisível é considerado desonroso, já que presume-se que a mesma deva ter uma chance de sobrevivência, ainda que mínima, mas nada impede que o predador permaneça “invisível” até os últimos instantes. A exceção é se o predador estiver sendo atacado por qualquer coisa que não esteja caçando.

Computador de Antebraço: O computador de braço fica no braço esquerdo (Yautja são destros, não havendo nenhum caso relatado de um canhoto).  Ele controla diferentes funções do traje de um caçador, como ligar e desligar o manto de invisibilidade,sistema de áudio e vídeo da mascara, percurso de um Smart-Disc, intensidade do canhão de ombro, comunicação.

Além disso, ele controla o sistema de auto-destruição, que pode ser programado para explodir quase de imediato, mas precisa de alguns segundos para ser acionado (considere três turnos para dar tempo dos jogadores s mandarem dali ou encontrarem proteção). A explosão é eficaz e praticamente vaporiza  o que estiver em um raio de 200 metros de raio (nos filmes são uma área de 40 quarteiroes, mas isso dificilmente dá aos jogadores chance de sobrevivência). Um predador não gosta de destruir trechos grandes demais de um local de caça. A explosão deixa leves traços radioativos, que podem ser prejudiciais por alguns anos a outras espécies.


-Obviamente, se o braço for decepado ou o computador destruído, o predador não conseguirá realizar as funções especiais de seu traje .

MEDKIT: Primeiros Socorros: O kit inclui alicates, anestesia, bisturis e afins para tratamentos de emergência. O mais surpreendente deles é um líquido azulado que, quando em contato com pedras e cimento, é aquecido a uma temperatura bastante elevada e forma uma pasta, que colocada sobre ferimentos produz uma cauterização instantânea . Possivelmente deve doer bastante, e não se sabe que efeito tem em seres humanos. Demora cerca de 5 minutos para ser realizado. Não dá bônus, mas permite que sejam roladas tentativas de primeiros socorros. A pasta, possivelmente, é feita com nanotecnologia.

Kit de preparação de troféu: Facas para desossar, produtos que dão polimento em ossos, lixador de crânio, óleo para brilho, encolhedor de crânio (para pendurar em um cinto, por exemplo), etc. Dão mais brilho para um troféu, mas é um produto de luxo.

Solvente Universal: Um produto químico ou feito de nanotecnologia, que elimina qualquer vestígio orgânico que um predador queira esconder. Reage violentamente em contacto com água e é capaz de vaporizar uma quantidade razoável desta. Possivelmente é base da pasta usada para cauterizar ferimentos.

Broche sinalizador: Trata-se de um artifício que predadores usam quando querem continuar a caçar uma presa, perseguindo-a, ao invés de matá-la. O broche tem “dentes” que se agarram à pele da vítima e não podem ser retirados sem causar algum dano (considere equivalente ao dano de uma faca ao ser retirado, apenas)

Melee/ Armas brancas:

KI’CTI-Pa.: Lâminas saídas dos braços (também chamadas de Dah'kte ou Ki´cti-pa): É a lâmina mais usada por Yautja (similares às garras “Wolvers”). São quase um símbolo pessoal do Predador (e talvez a punica arma com mais de um nome). Cada par de lâminas (são geralmente duas no antebraço direito, mas há casos de três) deve ser considerada como capaz de um dano equivalente a uma Katana humana ou mono-lâmina bem afiada e de excelente qualidade (dano perfuante) Não perde o fio e corta até ossos. Não chega a cortar metais como titânio ou adamantiun (wolverine), mas chegam perto disso. Feito de liga metaliza especial desconhecida por humanos, é extremamente eficaz, leve e mortal como todo o equipamento Yautja usado para se caçar.

As Lâminas tem um fio duplo (cortam nas duas direções. Alguns predadores tem lâminas com um extensor, que aumenta o alcance das lâminas para mais de um metro. Outros predadores tem uma modificação que permite que elas sejam lançadas como projéteis. Seu tamanho normal é de 20 centímetros. Algumas podem ter tratamento químico contra acidos poderosos.

Facas de Arremesso: são um ´par de facas curvas, pouco maiores que uma mão, com uma base em anel (o que permite serem giradas com o polegar). Além de bem cortantes de de poderem ser usadas ao mesmo tempo, podem ser arremessadas. São preparadas para resistir ao ácido dos aliens.


Adaga Cerimonial: adaga mediana, curvada, tratada para resistir ao sangue ácido dos Xenomorfos. É mais um símbolo de Status que uma ferramenta. Irma menor da Espada cerimonial.

Espada Cerimonial: Parece uma cimitarra, causa mais dano e é em geral a arma utilizada para seppuku
Naginata: Tal qual seu equivalente do Japão feudal, é uma arma que consiste em uma lâmina na ponta de um bastão, o que lhe confere dano extra a alguma distância. Não costuma ser utilizada em caçadas pois, tradicionalmente, é uma arma pouco prática de ser carregada. Há exceções de Naginatas “retráteis” . Tem um uso em geral mais cerimonial do que prático (e nem por isso é menos mortal).

Combo Stick / Lança retrátil: É uma arma bastante conhecida dos fãs de Predador. Retrátil é fácil de ser transportada e pode ser armada instantâneamente. O combate com esta arma pode ser pensado como uma coreografia similar a de Darth Maul em “Episódio I” de Star Wars (apenas como referência). Pode ser lançada, a até impressionantes 300 metros (apenas nas mãos de predadores).

Maul: Esta arma pode ser utilizada como uma espada pesada (de excelente qualidade), uma tonfa ou como um porrete, dado seu peso. Serve para bloquear e ataque de seus alvos, dando  Não é muito utilizada, já que é mais útil para combates, mas não causa nenhuma estranheza seu uso. Não pode ser utilizada em conjunto com uma KI’CTI-Pa.

Luva de Força: Uma poderosa luva que produz algum tipo de força cinética que é capaz de explodir com seu impacto até mesmo objetos de concreto. Rara, tem custo elevado (só o "super-predador" de AVP 2 tinha uma). Para ser vestida, utiliza todo o braço direito e produz um mini escudo de força.

Chicote: Um chicote segmentado, capaz de cortar ao meio seus alvos. Alguns dizem ser feito a partir do rabo de xenomorfos por ser resistente ao acido desta espécie. Similar a um mono-whip

Rabo de Xenomorfo: A ponta calda de um aliens pode ser uma afiada ponta de lança. Dano perfurante, Cada predador deve fazer o seu próprio.

2 comentários:

  1. Algumas partes do texto estão em preto e só podem ser lidas passando o mouse por cima. Desculpem o incomodo.

    Por TCO 8, considere em seu rpg que é um humano muito forte, bem acima da média, mas não no total máximo permitido a um ser-humano, seja qual for o sistema (no caso, o máximo aqui seria tco 10, que usei Cyberpuunk para esta descrição em AVP)

    ResponderExcluir
  2. Imagens eu coloco quando der tempo, que estou corrido essa semana. Mas meu conselho é que busquem, por conta própria, imagens usando os nomes das armas + predador (oyu predator) que tem bastante imagem boa.

    A bola perfurante e a boleadeira são de fontes não-canônicas (acho que o resto aparece em filmes e quadrinhos).

    ResponderExcluir