segunda-feira, 10 de setembro de 2012

RPGs de Faroeste: Cenas de Duelos

Só lembrando, antes de tudo:
Mesa de Dust Devils no Saia da Masmorra do dia 22 de Setembro (2012).
Compareçam!
Encontro mensal de RPG OPld School e Indie:
Visconde de Pirajá, 207 (Ipanema), terceiro andar, no espaço da Gibiteria Point HQ.
Das 14:00 às 19:00

Selecionei algumas cenas de duelos.


Pode não agradar todas a todo mundo, mas a idéia é captar um pouco do ritmo de um confronto da ficção dos duelos do velho oeste.

Alguns dos duelos dão boas cenas para mesas ou plots para aventuras. Enjoy.

A maior parte das cenas, se não todas, tem um efeito de "Camera nervosa" criado pelo diretor Sergio Leone.

Uma forma de tentar  se reproduzir isso em mesa é criar algum tipo de mecanismo de tensão crescente, como (Dust Devils) uma carta sendo dada ou baixada por cada jogador a cada rodada, ou rolamentos separados se for o caso do sistema. Os resultados podem, ainda, serem encobertos em um copo (no caso de dados, dando maior expectativa para  o resultado final.

O segundo elemento são os cenários sujos. Coloque poeira, sol e barbas por fazer na sua mesa. Descreva o suor, o fedor dos cavalos, o monte de esterco no meio da rua.

E o terceiro elemento a ser aproveitado é a escola de temas de Enrico Moricone. Nem todas as musicas são dele, mas recomendo fortemente um bom cd de musica do autor para a trilha da mesa.
Vamos às cenas.

 Il Mercenario - L'Arena Jack Palance em um duelo dentro de uma arena de touradas (não vi o filme, mas certeza quase absoluta, no méxico). O legal na cena, além do cenário, é o uso de "boleadeiras" (um pouco diferentes das usadas nos pampas), o duelo usando rifles, um palhaço como possível herói (ou mesmo um topureiro) e  o uso de um sino para dar a deixa para os disparos.

Aqui, o mais clássico dos duelos (um "trielo, na verdade). Já postei essa cena algumas vezes, mas não tinha jeito de deixar de fora. 
Cena de "The Good, The Bad And The Ugly".
A se aproveitar  o plot de um duelo em um cemitério, o duelo a três, e  o clima tenso se  o mestre conseguir reproduzir.


Este é outro filme com Lee Van Cleef e Clint Eastwood. Eles parecem mas não são exatamente os mesmos personagens do trielo acima. O duelo tem como interesse a revelação de um relógio com música, que não deixa de ser o "Demônio" de Lee Van Cleef, e a revelação de sua natureza e origem.
For A Few Dollars More - Duelo Final

Aqui um famoso duelo de "Ok Curral" na versão de dopis filmes da mesma época.
Wyatt Earp e Doc Hollyday foram pistoleiros verdadeiros do oeste, e as duas cenas não diferem tanto, mas ajudam a pensar um clima de um grupo de jogadores contra um grupo de NPCs.
As duas cenas são de Tombstone e Wyatt Earp.

Este é um vídeo especial para Dust Devils. Nem sempre  o dano de um duelo no sistema é "fisico", mas pode ser moral, de várias formas. Esta cena é um duelo, não se enganem, e o perdedor tomou uma sova de Lee van Cleef. O personagem derrotado é o pusta ator "Klaus Kinski". Muitos grandes atores fizeram faroeste, de Jack Nicholson a Kevin 
É outra cena de "For a Few Dollars More", e fica, a parit desta, a sugestao de incluir cachimbo ou charutos na compisição de personagens.

Se tudo o mais falhar na criatividade, sempre há  o plot de "The Quick And The Dead". Filme que quase acabou de vez com a carreira de Sharon Stone (ahhh, a Sharon Stone!!!) , mas que ela conseguiu acabar de enterrar fazendo outras bombas como Mulher Gato e Instinto Selvagem 2. Enfim, a idéia do filme é um campeonato de duelos. Este é  o primeiro: (ps: O que faz o Leonardo de Caprio ali? Vai saber).

Era uma Vez no Oeste: Para mim, depois das falas de "Imperdoáveis, a melhor frase de todos os tempos em um faroeste. Dizem os bandidos na estação, supostamente para buscar Charlie Bronson "Trouxemos um cavalo a menos" -"Não"-, corrige Bronson. "Trouxeram dois a mais!". Aqui vale também pela gaita diabólica tocada a cada pouco no filme (e que tem um significado revelado aos poucos).

Cansou de ver cenas? Não? Então assita essa do duelo mais sombrio de todos os tempos: Os Imperdoáveis:

Esta é uma homenagem a Akira Kurosawa. O primeiro grande filme de Sergio Leonne "por um punhado de dólares" é uma cópia não devidamente creditada de "Yojimbo" de Kurosawa.
Já que a Redbox e seu Dust Devils me fez  o favor de colocar "Ronin" (um suplemento para  o Japão Medieval) no livro (YEAH!), deixo essa cena para inspiurar outrso tipos de usos do sistema.
E dá-lhe catchup!
Alias, faroeste e cenas de artes marciais combinam e muito. Mas falamos já sobre isso algumas vezes, então vou deixar para voltar ao assunto em outra oportunidade.


Eu? empolgado com Dust Devils? Magina. hehehehe
Brega Presley , o blogueiro mais sombrio da Tijuca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário