quarta-feira, 9 de junho de 2010

Megacorporações enquanto NPCs 1:2


Da poderosa Ares, de Shadoww-run, passand pela conspiratória Arasaka e até a sombria Pentex, dos livros da White Wolf, apnas para citar as mais conhecidas, megacorporações são uma aliada ou um inimigo que assustam.
Enquanto uma sociedade secreta tem um ponto fraco, o medo de suas conspirações serem descobertas, uma megacorporação não apenas é bem conhecida, mas tem bons advogados e Relações públicas que inutilizam boa parte das tentativas dos jogadores em divulgar algo para o grande público. Ou pior, os jornais são todos da corporação e a notícia nem mesmo vem à tona.

As megacorporações são a soma de todos os medos: Poder bélico, programas secretos controlados por cientistas loucos, robôs assassinos, magia negra (em alguns casos), controle mental, uma praga microscópica, acidentes ecológicos, assassinos profissionais, monstros tecnológicos, uma corporação é um vilão sem rosto e com logomarca que sempre pode ser útil em uma campanha.

A minha preferida é a OCP, a "Omni Consumer Products", a megacorporação da trilogia Robocop que tem dinheiro e nenhum pudor no controle no cenário de uma Detroit futurista.


No controle de coisas como saúde pública e políticas de segurança, ela faz juz ao seu Slogan "sua unica escolha".
Na versão que bolei para Cyber 2020, ela domina uma cidade orfã das grandes corporações de produção de veículos, e adota políticas no controle penintenciario como a de que os danos à sociedade cometidos por criminosos podem ser revertidos diretamente com o pagamento opcional para a redução de pena (no caso, 10.000 Eb por ano da pena a ser reduzido). A OCP cobre, claro, uma taxa simbólica de 20% deste valor, mas todos ficam felizes, não ficam?

Deixo aqui quatro "projetos", adaptados para cyber 2020, que podem interessar:

I) Ed 209:
Inteligência Artificial: 3; M.A.: 2; Cool:10; Dex: 4 (iniciativa: – 2) BTM -6
Armas Pesadas: 7 Rifle: 7 Intimidação: 11 (Rugido de tigre:+4) SP: 40 Spd: Torso/ Cabeça: 70; braços 40, pernas: 40

Armas (braços):
*Dois (um por braço) C20 10 mm (Dano: 8d6 +2, Tiros 200 Rajada 20);
*Seis mísseis (3 em cada braço) de alcance 250 metros, dano 5d6+3 -Soco:3d10 + 2
-Peso: 1629 Kg Altura 3,10 metros
-Custo: Inicial 100.000 eb, mas está em oferta por 28.000 eb cada.
Descrição:
Defeitos não solucionados: Inteligência artificial Ruim (não reconhece sempre ações de rendição, pode ser facilmente “hackeado”); Tamanho não permite ações como subir ou descer escada; Lerdo em deslocamento; Designe não permite solução para levantar se por acaso cair de costas.
Foi uma aposta cara e sem resultados da OCP, que, se não fosse o bem sucedido projeto “Robocop” de Full-borgs, teria levado a empresa a ruína. Alguns modelos, ainda assim, foram vendidos e, mesmo sendo músculos sem cérebro, são músculos que assustam.

Um comentário:

  1. De fato pensar em mega corporacoes e bem interessante, empresas que controlam toda a escala da producao. Toda uma organizacao que faz a populacao tremer quando ve seu logo. Muito bom heheh

    ResponderExcluir