sexta-feira, 11 de março de 2011

Livros da série Cyberpunk 2020 parte 4

















Livros de "Classes" em Cyber 2020:No livro básico de 2020, o jogador poderia optar entre os seguintes personagens:

Rockerboys (e Rockergirls): Musicos e artistas que serviriam como catalizadores das manifestações populares contra governo e empresas.

Solos: Assassinos, guarda-costas, mercenários e soldados.

Netrunners: Hackers do então chamado "Cyber-espaço", a realidade virtual 3d e oceano de informações (elemento bastante comum em histórias ciberpunk)

Techies: Tecnicos, engenheiros e especialistas em bugigangas, eram os mestres da tecnologia.

Med-Techies: Médicos que muitas vezes costuravam os personagens, colocavam implantes, etc.

Medias: Uma camera na mão e uma história na cabeça. Eram os reporteres do universo Cyber, que procuravam denunciar (nem sempre por motivos nobres) uma corporação ou atacar um governo.

Cops: Policiais, muitas vezes financiados por corporações.

Corporatives: Executivos, raramente bem-quistos por outros personagens. Eram os porta-vozes de uma corporação, ambiciosos, cheios de dinheiro e costumavam mandar nos grupos.

Fixers: Os Atravessadores - contrabandistas e pessoas de negócios, fossem eles informações, armas ou encontrar um "doador" de rim para a filha de um corporative.

Nomads: Os nomades eram uma subcultura, viajando pelo pais em busca de emnprego com a familia, e dando um ar "mad Max" para o sistema.

Estes eram os pricipais, os personagens originais. Ao longo dos suplementos outros surgiram, como pilotos de ACPA (especie de super-armadura high-tech) ou subespecializações. Mas vamos falar, aqui, basicamente, sobre suplementos das profissoões (classes) originais:

Suplementos de Classes (Demorou):


Rockerboy: Já falei deste quando escrevi sobre 2013. Um suplemento meio chato. É dificil fazer um roqueiro um personagem legal (tem quem consiga- eu só tento), e é dificil de usá-lo em uma campanha, porque a habilidade deles de juntar multidões é meio apelativa, mas ao mesmo tempo, inútil. Tenho um personagem roqueiro e usei ZERO do material deste dsuplemento, falando francamente. Pouca serventia para os personagens, geralmente.

Solo of Fortune 1 e 2: Já falei um pouco sobre o "solo" 1, então vou falar um pouco sobre o segundo volume, feito para 2020 (e não para 2013), com armas mais poderosas e mais utilidade no sistema que seu predecessor. Trazia regras para construção e melhoria de armas, uma mexcelente lista dos solos "10 Mais" (incluindo Morgan Blackhand) robos em forma de animais de estimação e algumas armas realmente foderosas (em especial, cyber-arcos). Ale´m de textos complementares sobre a russia ou a guerra na América do Sul, entre outras coisas, o suplemento tinha uma arte marcial para Ciborgues, algo útil em aventuras, sobretudo para mestres que gostavam de cyber-psicoticos. Um dos melhores e mais acertados suplementos de toda a série Cyberpunk. Um "terceiro" suplemento seria o "Morgan Blackhands Weapons Guide" com uma listagem bem completa de todas as armas até então, mas é mais um fichário de armas que um suplemento que ajuda a tornar um personagem algo mais complexo.

Wildside (Fixers): Fala um pouco sobre a vida nas ruas e traz, como sugestão, inumeras subespecializações inumeras sub-especialidades para fixers. É um suplemento util para personagens fixer (eu adoro fixers) , mas não creio que faça gosto de quem n~]ao curte este tipo de personagem.

Techs e Medtechs: A não ser que tenha algo em cyber 203x (ou V.3), pessoalmewnte desconheço suplementos para os mesmos. Se tiver, podem mandar uma mini-resenha que a gente agradece. O máximo que tem são bugigangas em suplementos como os Chromebooks (1,2 3 e 4), ou em "Home of The Brave", por exemplo, mas excluivo sobre esta profissão, de fato, desconheço.

Rache Bartmoss Guide to the Net(1) e Rache Bartmoss Brainware Blowout (2) (netrunner):
1) Traz um bocado a mais da história da "net", a Netwatch (policia virtual), uma série de dicas como a de lebar um "guarda-costas" virtual com programas "Black ICE (não, eu não vou traduzir para "Gelo Negro"), as fichas de Rache e Sipder Murphy, muito sobre a atividade virtual em diferentes locais do mundo, e "data-fortalezas" (omcluindo uma da Arasaka). Regojizem-se hackers nacionais, pois o Rio de Janeiro (escrito certo, quem diria) é descrito asli como uma das zonas mais mortais, apesar do "pequeno" engano de colocar o Rio como capital do país.
2) O material traz todas as bugigangas publicadas em diferentes materias para netrunners, e todos os programas criados para o jogo até ali. Uncluindo os programas-carta usados no jogo "netrunner" (razão pela qual eu comprei o livro na época, quando ainda tentava gostar de cards). Este material facilita a vida de mestres (da mesma forma que o livro de Morgan Blackhand facilita em armas) porque simplifica a consulta do mestre e dos jogadores para programas. Se algum dia alguém resolver fazer uma mesa só com netrunners, se encontrar, mais do que recomendo.
Neo Tribes: É incrível como há poucos personagens nomades descritos nos diversos suplementos. Nomades são personagens que podem ser menos atraentesm já que os "porradeiros" solos, os midiaticos rocqueiros e os ultrasociaveis fixers superam, cada um a seu modo, as vantagens que, em teoria, um nomade teria. No entantom basta ler este suplemento para mudar um bocado a opinião sobre nomades. Primeiro porque o Neo-Tribes traz uma série de regras para se converter outras classes em uma ambientação nomade, além de trazer sub-classificações nomades (como os "warriors" e os "Shamans"). Além disso, o suplemento explica as diferentes nações e sub-nações de nomades, o que ajuda a criar melhores personagens. E, por fim, as armas bacanas, as regras para construção de veiculos (ninguém é considerado um nomade de verdade se não criar seu proprio veiculo) além de veiculos em si, como onibus. O visual do material é bacana e ajuda como "banco de imagens" a mestres e jogadores.
Live & Direct (Medias): Basicamente o suplemento descreve um pouco sobre as atividades dos Midias, jpa prevendo a "morte" do papel e o fortalecimento das midias eletrônicas (o material é de 1996 - e suas previsões tem, a pouco, feito sentido), as "caixas de fazer idiotas" (sic, traduzido). Também traz uma série de sub-especialidades para reporteres e afins (meu preferido é um "perseguidor de ambulâncias"), o que sempre é útil. Além disso, traz alguns plots para campanhas, como a rivalidade entre o canal 54 e a DMS.

Corporates: Bate na trave, mas entra e acaba sendo um gol válido, os corporates não chegam a ter um livro "especifico" para sua classe. Em compensação os três "Corporation Report", (que falam de 6 grandes corporações, visão de mundo e organização m,ilitar) e, sobretudo o interessante "Green War" (uma aventura que dá idséias sobre como um corporate organizaria um grupo de mercenários) cumprem o suficiente a função de dar diretrizes para corporates, ainda que indiretamente.

Protect And Serve (policiais): Um de meus suplementos favoritos. O suplemento traz algumas coisas bacanas, e até uteis para outros jogos que não o cyberpunk, como folhas de ficha criminal em branco e uma ficha para autópsia, além do mapa de uma delegacia. Mas, para o jogo, traz outras coisas bem bacanas, como armas (letais e não letais), um cão robôm veiculos, suv-classes de policiais, código de emergência para assassinato, roubo, etc, e sugestões de aventuras envolvendo diferentes crimes.

Listen Up, Your Primitives Screwheads! (Mestres): Esse eu nunca li de verdade (e sem duvida, meus jogadores preferiam que eu tivesse lido, hehehe), mas quem leu diz que traz dicas úteis sobre como produzir e segurar uma campanha.

(PS: Na Wikipédia, é possível achar uma lista completa dos livros. Procure por "cyberpunk 2020" + "List" - Tentaremos falar sobre a maioria deles aqui, devagar e sempre).

2 comentários:

  1. Nem sabia que cyberpunk2020 teve tudo isso de suplementos. Deve ter feito bastante sucesso nos EUA.

    ResponderExcluir
  2. Ainda faltam uma penca de suplementos.
    Ao todo deu algo em torno de 70 a 80 suplementos das diversas "fases" do jogo.
    Por isso dividi em diferentes "temas".

    Ainda vou falar sobre Cybergeneration, Aventuras, realidade "paralela" de terror, Suiplementos geográficos (Europa, pacifico, etc) e cyber V3.
    Até 2020 eu acabo, hehehe

    Brega.

    ResponderExcluir