terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Tralhas para Cyberpunk 2020: Akira 3/4: Poderes Psiônicos

Poderes Psiônicos para Cybergeneration (Akira)

Estas regras tem a função de ajudar um mestre em uma mesa/ campanha de Akira, recomendado-se o suplemento de Cyberpunk 2020 “Night´s Edge” para regras em mesas normais.

Em Cybergeneration superpoderes e mutações são adquiridas através de uma doença causada por um nano-vírus. Como Akira não é Cybergeneration, vou ignorar este fato para adaptar melhor a história.

Em vez disso, vou explicar rapidamente como os poderes psiônicos surgiram no Mangá/ Animê, mas aconselho que o filme e o gibi sejam lidos para explicações mais amplas.

Pessoalmente, no entanto, não sugiro ao mestre que este tipo de personagem seja dado nas mãos de players, ou, se o fizer, que deixe-os em um nível muito baixo de poder. O resto é com você.

A Origem: No final da década de 70 o governo japonês criou um programa de parapsicologia para estudar e estimular crianças com algum potencial psiônico. Elas eram numeradas de acordo com o período da pesquisa e tinham seus números tauados na palma de suas mãos.

A 11-19, a primeira série, as que apresentaram pouco, porém interessantes resultados, permitindo a série 20.

A série 20, no entanto, foi outro caso. Com o conhecimento adquirido na séria “10”, os estímulos mais apropriados e eficazes, bem como as drogas mais poderosas, puderam ser desenvolvidas. O resultado seria espetacular se não fosse um pequeno problema de cinco letras: AKIRA. Aquira (o número 28) se tornou tão poderoso que um dia (na decada de 80) simplesmente se tornou uma bomba, destruindo Tokio, todos os representantes da série 30 e milhões de pessoas no processo. A explosão foi entendida na época como um ataque nuclear, o que resultou em uma guerra nuclear limitada que consumiu o planeta nos anos seguintes.

Cerca de trinta anos depois temos Neo-Tokio, uma gigante reconstruída a partir de suas ruinas um pouco mais ao sul, com gigantescos prédios, um governo provisório no Japão bastante confuso (e por vezes corrupto), novas religiões, uma série de adolescentes orfãos e um estado de sítio permanente. O governo ainda procura por pessoas com poderes psiônicos, já que os identifica como arma e como ameaça, bem como rebeldesm, que querem derrubar o governo e caçam informações sobre quem ou o quê seria “Akira”. Dizem que em algum lugar no subterrâneo de Neo-tokio existe um complexo militar ou um laboratório com todas as respostas.

Os Poderes:
Antes de falar dos poderes duas coisas precisam ser ditas: A “Sombra” e as Drogas.

-A “sombra” é algo não nomeado na série ou no filme, mas que é equivalente a cyberpsicose de Cyber 2020: Algo que vai consumindo o personagem conforme ele fica mais poderoso. Ao contrário da cyberpsicose, no entanto, o problema não pode ser “curado”, apenas adiada.
Cada vez que um personagem subir um nível de Psi acima ele deve rolar um teste. Se tirar MENOS que o nivel atingido ele perde 10 pontos de “humanidade” (e fica sujeito aos efeitos de cyberpsicoses). Igual ou mais ele passa.

As Drogas:
Em termos de jogo, a cada 2 niveis de “Psi” (vide abaixo), o personagem precisa de um nivel diferente ou dosagem maior de drogas para manter seus poderes sob controle:
A: Uma dose de um medicamento forte qualquer. ( Psi 0-4)A intervalos de 4, 3 2 e 1 dias.
B: Três vezes esta dose (Psi 5) – a cada 24 horas
C: 9 vezes esta dose – (Psi 6)a cada 24 horas
D: 27 xs – (Psi 7) a cada 24 horas
E: 81 xs (Psi 8) – a cada 24 horas
F: 243 xs (Psi 9) – a cada 24 horas
G: 729 xs (Psi 10) – a cada 24 horas
Acima do nível 11 o poder é totalmente incontrolável e seus efeitos desconhecidos.

Novo Atributo: PSI – é ele quem vai definir o nível de poder psionico de um personagem.
Ele tem 5 atributos possíveis: Teleporte, Precognição, Telecinese, Telepatia e Fortalecimento.
Cada nível de um atributo DOBRA o efeito do mesmo. O máximo de um atributo é seu equivalente em Psi.
Além disso o personagem só pode usar por dia o mesmo numero de vezes sua habilidade que tiver de nível (por exemplo Teleporte 4 = poder se teletransportar 4 Xs em 24 horas). A cada vez que passar disso a dificuldade aumentará em +5 o seu normal.

1) Teleporte: 1: Até 5 metros de teleporte; 2 até 20 metros; 3= 100 metros; 4 = 200 metros; 5= 500 metros; 6 = 1 quilometro; 7= 2 km; 8 = 5 Km, 9= 10 quilometros; 10 = 20 quilometros
-Cada “passageiro” extra aumenta a dificuldade em +5.
-Dificuldade: Até 1/5 da capacide máxima: 10, 2/5 = 15, 3/5 = 20, 4/5 = 25; 5/5 = 30.







2) Precognição: Cada nível dá um detalhe a mais a se contado pelo mestre sobre uma situação futura que, se não for evitada, ocorrerá em algum momento do futuro.







3) Telecinese: 1= 500 gramas; 2 = 5 quilos; 3 = 10 quilos; 4 = 50 quilos; 5 = 100 quilos; 6 = 500 quilos; 7 = 1 tonelada; 8 = 5 toneladas; 9 = 10 toneladas; 10 = 50 toneladas
Dificuldade: Até 1/5 da capacide máxima: 10, 2/5 = 15, 3/5 = 20, 4/5 = 25; 5/5 = 30.
Este poder permite a criação de um escudo do nível de PSI X 4, e a partir do nível 5 permite voos (no nível 9 em diante o personagem pode voar até a estratosfera e sobreviver alguns instantes no vácuo)



4) Telepatia: projetar pensamentos/ ler mentes. Usar aqui as regras de “Scanners” na página 118 do livro “Cybergeneration”. Ou adapte regras de algum RPG de sua preferência.

5) Fortalecimento: Cada nível permite aumentar em 1 ponto a STR (força) do personagem. Além disso permite cura automática a um nível de 2 pontos por nível a cada turno. Este poder só é visto nos quadrinhos.


-A “Sexta” classe de poder: CASCO: Este poder permite que o personagem seja “possuído” por um numero de psionicos igual ao seu nível de Casco. É um poder passivo, de forma geral, e permite que diferentes psionicos concentrem poder em um mesmo local, desde que um deles tenha telepatia. Este poder não causa “sombra”.


Os efeitos dos poderes psiônicos sobre os personagens:
A cada 2 horas sem medicamento um personagem destreinado recebe 4 pontos de dano que podem ser descritos a critério do mestre como efietos como enxaqueca, tremedeira, convulsões, sangramentos, etc.
Além disso, do nível 5 em diante os efeitos da sombra passam a ser sentidos no corpo. De forma geral o sujeito começa a perder pigmentação na pele, se for criança, ele inibirá o hormonio do crescimento, e pode, em alguns casos, causar distrofia muscular, osteoporose, etc.

Brega
Veja Também:
Na parte (4) final traremos as fichas dos principais personagens, mais alguns NPCs.

Um comentário:

  1. Outras Partes:

    Parte 1: Novas tecnologias: http://saiadamasmorra.blogspot.com/2011/11/tralhas-para-cyberpunk-2020-akira-13.html

    Parte 2: Cyberbikes http://saiadamasmorra.blogspot.com/2011/12/tralhas-para-cyberpunk-2020-akira-24.html

    Parte 4a: Fichas para personagens http://saiadamasmorra.blogspot.com/2011/12/tralhas-para-cyberpunk-2020-akira-44.html

    Parte 4b: Fichas para NPCs http://saiadamasmorra.blogspot.com/2011/12/tralhas-para-cyberpunk-2020-akira-44_15.html

    ResponderExcluir