sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Bang Bang: Trilhas Sonoras Para sua Mesa




Organizando uma lita de sugestões de Trilhas
Sonora para Faroeste:

A maior parte dos filmes de Faroeste tem um tipo de temática facilmente reconhecível: Uma viola ou guitarra nervosa, alguns trompetes, assobios, trompetes e algo tenso.

Seguem sugestões para trilha, com vídeos, a maior parte de filmes conhecidos ou de referência no gênero (mas não só).




Rápida e Mortal:
Um filme com um campeonato de duelos, com Leonardo de Caprio, Russel Crowe, Gene Hackman, Lance Henriksen e Sharon Stone (em boa forma) tem como ser ruim?
Puts e como tem! MAS... a trilha é bacana.
O thema é melhor, mas optei por colocar uma menos conhecida e também boa.


Tema de Shane:
Ok, filme clássico e fundamental, e  (não se ofendam fãs)  meio chato. Ainda assim tem uma trilha clássica e merece ser citado. E assitam o filme, não confiem em mim.


Sete Homens e um Destino:
Um dos filmes mais "Malboros" de todos os tempos, é ótimo ainda hoje e , pusta que pario, que trilha. Tem um filme de continuação (ou dois)que tem outra musica, mas não supera essa, então deixemos para lá.


Por um Punhado de Dólares:
Musica do Enrico Morricone (GUARDE este nome), que é  o nome mais lembrado quando se fala de trilhas para faroeste. Vou colocar outras sugestões de musicas dele aqui. .(e ...yes, we can fight!)
É o primeiro da "trilogia do Hopmem sem Nome" (filmes em que Clint Eastwood faz um pistoleiro cujo nome nunca é revelado).


Por Mais um punhado de Dólares:
Segundo filme da "trilogia do homem sem nome")

O Bom, o Mal e  o Feio:
Se você ainda não assitiu esse, não merece jogar RPG de faroeste.
 Terceiro (e melhor) filme do "Man Without a Name".
 


"Ecstasy Of Gold", também de   O Bom, o Mal e  o Feio, mas aquio tocado em uma versão que a maioria conhece (ou deveria conhecer, ou não merecem ouvir rock).
E sim, falo do Metallica.


James West: Seriado antigo (tem versões em cores e vers~çoes maiores da musica, certamente). Esqueçam aquela bomba com o Will Smith. O seriado, um tanto datado, é interessante, mas nem todo mundo pode gostar (ainda assim, esqueçam aquele filme, que eu ainda tento esquecer, brrrlll).



Bonanza:
O mesmo que para James West. Datado, tem versões maiores da musica, mas é um clássico. Fala de uma familia dona de uma fazenda chamada "PoNderosa" (É, alguns roteiristas americanos não deviam ter licença para assassinar o castelhano). Seriado que passa no TCM, se não me enganop, ainda hoje em dia.



Blue Brothers: Ghost Riders in The Sky
Esta musica também foi tocada na trilha do Motoqueiro Fantasma. Tem outras versões.



Dead Kennedys: Rawhide
Banda punk tocando o tema de um seriado que (claro, com outra versão) faz lembrar um seriado de cowboys onde Clint Eastwood despontou.




O Dolar Furado:
Um homem sobrevive a um tiro graças a uma moeda de um dolar que absorve parte do impacto. Filme bem espaguete, com Giulliano Gemma.



The Man With the Harmonica:
Tenso o bagaço. Musica do filme "Era uma Vez no Oeste". A gaita aqui é fundamental para a construão da história e a trilha ajuda muito. Bom filme.



Addio a Cheyenne: 
De todas, é a minha preferida. Pouquissimo conhecida, mas explico o porque de gostar.
Quando se ouve a musica é fácil imaginar um pistoleiro entrando à cavalo em uma cidade, de forma despreocupada. Mas tem uma parte , perto do final da música que faz uma grande diferença: A musica dá um "breque", como se subitamente o vaqueiro desse uma ligeira parada ao notar algo ameaçador. É uma sacada bem divertida.



Outlaws "Train":
Para fechar (já tem coisas demais) aconselho a trilha sonora de um jogo antigo da Lucas Artes, "Outlaws".
O jogo teve uma das melhores trilhas de todos os tempos, (a melhor na época) e foi baseada em musicas de faroestes, como as de Morricone. Essa, do Trem, é uma das melhores, mas quase todas são bacanas.



Estas são referências e muitas outras podem ser encontradas em filmes como "Kill Bill",   Os Intocáveis (não [é faroeste, mas tem muita coisa boa ali), ou mais recentes ainda, como "O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford" ou  "Django Unchainned" (será lançado  em dezembro) .

Adendo em 25/09/2012:

Nem tanto pela musica, mas faltou aqui um seriado que acho importante de ser destacado.
Falo de "Dois Contra  o Oeste" ("The Outcasts"), em que, na década de 1970 era um seriado até bem polítizado, e que falava sobre racismo e sua história, ao colocar dois pistoleiros que viviam em um ambiente repleto de preconceito. Lembro deste porque foi um dos primeiros seriados que assisti quando era moleque e que entendi qual era a crítica, não ao passado, mas ao preconceito "selvagem" que existia ainda naquele contexto (começo da decada de 80 não era cronologicamente distante).
Abraços
Brega Presley

Ps: Amanha tem Dust Devils no Saia da Masmorra! Abraços e até lá!




Adendo em 25/09/2012:
Nem tanto pela musica, mas faltou aqui um seriado que acho importante de ser destacado.

Falo de "Dois Contra  o Oeste" ("The Outcasts"), em que, na década de 1970 era um seriado até bem polítizado, e que falava sobre racismo e sua história, ao colocar dois pistoleiros que viviam em um ambiente repleto de preconceito. Lembro deste porque foi um dos primeiros seriados que assisti quando era moleque e que entendi qual era a crítica, não ao passado, mas ao preconceito "selvagem" que existia ainda naquele contexto (começo da decada de 80 não era cronologicamente distante). No mesmo tom que "Kung Fu", mas um pouco mais direto, é uma serie que poucos citam ou se recordam e deixo o registro aqui para, de algum modo, a memória dele se manter um pouco mais.

PS: (Dezembro - 2012) , o Luiz Fernando Peres, deu uma boa baforada com outra lista em http://bafododragao.wordpress.com/2012/12/08/dust-devils-era-uma-vez-no-oeste/ . Muita coisa boa por lá e recomendo uma espiada.

Brega

6 comentários:

  1. Ótimas sugestões Brega! Se essa moda pegar as mesas de RPG vão estar sempre bem ambientadas! :-)

    Lembro da primeira vez que usei a trilha sonora de Conan o Barbaro para uma partida de AD&D... ô saudade! Era em K7! hahaha tô ficando velho!

    Posto completo, muito bom cara.

    ResponderExcluir
  2. Excelente post!

    Curti demais a seleção, já estou procurando esse 100 Greatest Western Themes!

    ResponderExcluir
  3. Maneiro o post, vou usá-las na minha futura mesa .
    Acho que você pode incluir duas bandas nessa matéria,
    Matanza e Dezperadoz ,duas bandas que alinham o rock n roll com tema faroeste.
    Ouça e me diga o que achou Brega Presley

    ResponderExcluir
  4. Matanza eu conheço. boa sugestão. Dezperadoz noap, mas vou ouvir.
    Valeu Petrus Luciano e Eduardo.

    ResponderExcluir
  5. Indico aqui mais duas sugestões:
    Calibro 35, que é uma banda instrumental. As músicas trazem o western italiano da época de Franco Nero. http://www.calibro35.com/
    Spaghetti Western String Company - http://www.spaghettiwesternmusic.com/. Fazem um som mais clássico, com apresentações performáticas de trilhas sonoras de filmes do gênero spaghetti western.

    E pra quem curte southern rock, como The Cadillac Black e Lynyrd (que vão cair em uma ambientação que estamos - eu e uns amigos - projetando para DD).

    ResponderExcluir
  6. ótima seleção! só uma correção: o nome do grande maestro italiano é Ennio Morricone. um abraço.

    ResponderExcluir