sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Shadowrun (cont. parte II)


"Ei ei, você vai mesmo mexer na minha COMIDA!?* olhar ameaçador* Gruntar o orc"

Jogando os dados
Shadowrun usa os dados de seis faces D6. Sempre que o resultado no dado 1 é uma falha que entretanto pode ser sanada pelos sucessos nos outros dados. Existe a possibilidade (quase remota) de todos os dados darem 1, quando isso acontece é bom começar a rezar (riso maléfico do mestre). Quando o resultado nos dados é 6 você rola novamente o dado e soma o resultado.
Para qualquer jogada o mestre de jogo determina um numero alvo, podendo superar 6 para ações realmente difíceis. Em casos críticos existem as Pilhas de dados, são pilhas que você gasta para aumentar os dados na sua jogada. Um sucesso apenas numa jogada quer dizer que o personagem foi bem sucedido, porém quantos mais sucessos melhor a execução da jogada. Os modificadores existem e podem aumentar ou diminuir um numero alvo, além de somar ou subtrair um numero de dados da sua jogada.

Criação de personagens
Você tem 5 niveis de prioridades quando cria um personagem (A,B,C,D e E), para distribuir conforme sua preferência entre raça, magia, atributos, habilidades e recursos. Isso faz com que os personagens sejam bem distintos.

Raças
Se o jogador quiser que seu personagem seja um meta-humano a prioridade A fica designado para Raça necessariamente, pode parecer caro mas não é afinal você ganha todas as vantagens raciais da meta-raça. Se quiser ser humano E designará a raça.
De acordo com os geneticistas todos são homo sapiens. Os humanos são os homo sapiens sapiens, e temos os meta-humanos, os homo sapiens pumilionis (anões), homo sapiens nobilis (elfos), homo sapiens robustus (orcs) e homo sapiens ingentis (trolls).

Magia
Se o jogador quiser que seu personagem seja um mago, deve designar como A (caso seja humano) como prioridade para magia, ou B caso seja um meta-humano. Existem os magos herméticos e os xamanicos, cabe ao jogador escolher qual deseja. Nesta categoria também existem os chamados “iniciados” que são pessoas que tem um acesso limitado a magia. Um humano daria prioridade B para magia e um meta-humano C caso desejassem ser “iniciados”.

Atributos
Os atributos são distribuídos entre: físicos (corpo,agilidade e força) mentais (inteligência, perseverança e carisma) e mágicos (essência, magia e reação).
Basicamente definindo a prioridade que deseja para os atributos são os pontos que você ganha para distribuir entre todos seus atributos físicos e mentais.
Os atributos mágicos são tratados de forma distinta. Todos os personagens começam com essência 6, se o personagem é mago ele começa com um valor de magia inicial 6, porém o valor de magia é sempre igual a essência do personagem arredondado para baixo. A reação é igual a agilidade mais inteligência dividido por dois e arredondado para baixo. Os magos normalmente não possuem bioeletronicos pois estes afetam a essência do personagem, limitando assim seus pontos de magia. Já entre os “iniciados” existe uma incidência maior de bioeletronicos.

Habilidades
Funciona como os pontos de atributos, dependendo da prioridade designada para esta categoria, são os pontos que você ganha para distribuir entre as habilidades. Dentro das habilidades você pode concentrar (+1) ou especializar (+2) uma habilidade. Por exemplo: o personagem possui armas de fogo 4, você pode concentrar em pistolas, ficando armas de fogo 3 e pistolas 5 (-1 na habilidade geral e + 1 na concentração), as especializações funcionam da mesma forma, armas de fogo 2 e ares predador (um tipo específico de pistola) 7 (-2 na habilidade geral e +2 na habilidade especializada).

Recursos
Funciona como as habilidades,dependendo da prioridade escolhida é o montante de dinheiro que você ganha para comprar, equipamentos, bioeletronicos e extras (contatos, camaradas, gangue ou tribo, seguidores), estilos de vida, além de pontos de forças (para adquirir feitiços e focos). O que sobrar de dinheiro depois da criação do personagem divida o que restou por 10, isso será somado ao seu dinheiro inicial de 3d6x1000Y. Como vocês podem imaginar numa ambientação esta lista é longa.



O jogo no Brasil 
Shadowrun saiu no Brasil pelas editoras Ediouro / Devir no ano de 1995. A edição nacional saiu com capa mole, interior em branco e preto a não ser por alguns arquétipos de personagens e monstros e a arte da capa que são coloridos, a arte em si é bastante legal diferentemente de cyberpunk2020, a diagramação também é boa. Não posso falar sobre preço porque não lembro a quanto $ saiu na época, nem sem sobre a qualidade da tradução visto que meu inglês é fraco, portanto estou me baseando apenas na edição nacional. Já existe a 4 edição deste jogo em americano, onde bastantes coisas mudaram e o jogo por assim dizer evoluiu, porém não posso me aprofundar já que essa edição ainda não saiu em português.

Este é o segundo post sobre este RPG, a primeira parte de encontra aqui: http://saiadamasmorra.blogspot.com/2009/06/shadowrun.html

Nesta primeira parte não falei muito sobre o cenário do jogo que é a America do Norte, mas já dá pra ter uma idéia de como se desenvolve o jogo. Elogiei as regras de shadowrun neste primeiro post, porém ela estão longe de ser simples e a maior parte do livro se dedica a elas. Falarei delas mais profundamente na próxima postagem, onde falarei sobre as regras do Combate, Magia e Matriz.

Um dos diferenciais deste jogo é a volta da magia ao mundo, depois da super exploração do planeta pelo sistema capitalista, isso faz com que criaturas místicas retornem ao mundo, mutações genéticas acontecem para todos os lados etc. Tem quem prefira (como meu caso) um RPG cyberpunk mais puro como o cyberpunk 2020 e 2030 onde não existem outras raças e magias, porém este excelente RPG não pode ser ignorado.

Por Heigberg, Almirante das Forças Terrestres, vulgo Leandro Parejo.


Cyberpunk - Killing joke by SDM RPG's on Grooveshark

4 comentários:

  1. O mapa dos EUA no cenario :

    http://saiadamasmorra.blogspot.com/2011/09/mapa-eua-usa-map-em-shadowrun.html

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Tenho grande vontade de adaptar Shadowrun pra Old Dragon! Veremos se se concretiza...

    Ótimo texto, tanto a primeira parte quanto a segunda!

    ResponderExcluir
  4. To criando meu personagen no shadowrun nao acho a lista de bioeletronkcos

    ResponderExcluir